Notícias

Vitória em Arte recebe 70 artistas para exposição na Casa Porto

Publicada em 19/09/2017, às 15h27 | Atualizada em 27/09/2017, às 13h02

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semc
Vitória em Arte
Obra "A Manobra", de Tadeu Bianconi, estará exposta na 12ª edição do Vitória em Arte

Apresentar a diversidade das artes visuais no Espírito Santo. Essa é a proposta da 12º Vitória em Arte, mostra coletiva que abre para o público nesta quinta-feira (28), às 19 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro Histórico.

Realizada pelo Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do Espírito Santo (Sindiappes), a edição de 2017 reúne 70 artistas e conta com a curadoria do artista e membro do Sindiappes Celso Adolfo, da artista, gestora cultural e coordenadora da Casa Porto, Kênia Lyra, e da pesquisadora e artista Marcela Belo.

O objetivo da mostra é propor reflexões acerca da cultura e das produções artísticas contemporâneas produzidas no Estado, além de potencializar as conexões entre os artistas e a comunidade local.

"O Vitória em Arte é uma grande celebração em torno da produção em artes visuais, evidenciando um lugar democrático de visibilidade da produção artística. Um espaço onde o público pode apreciar e conhecer, além de compartilhar olhares, essa recente produção", afirmou Kênia Lyra.

Divulgação Semc
Vitória em Arte
Trabalho "A Espera", de Gabriel Lordello, também participará da mostra

Artistas

Entre os artistas selecionados, estão nomes consagrados, como Christina Lemos, Gabriel Lordêlo, Tadeu Bianconi e Zuilton Ferreira, e novos nomes, como André Arçari, Igor Maia e Rick Rodrigues.

"Por mais diversa e múltipla que seja a produção artística presente na expografia desta edição, todos dialogam, de alguma forma ou aspecto, com a vida e obra de Marian Rabello, sendo este o recorte utilizado pela curadoria para a seleção das obras que serão expostas", explicou Kênia Lyra.

 

Homenagem

A homenageada da 12ª edição do Vitória em Arte é a muralista Marian Rabello. Por meio de sua obra, a mostra pretende retratar o afeto à cidade de Vitória, tema constante no trabalho da artista, que representa em coloridos painéis nossa rica paisagem, folclore e devoções.

A monumentalidade de seu trabalho está inserida na discussão da arte pública capixaba e suas obras fazem parte da paisagem estética do estado.

"Esta é uma justa homenagem à Marian, que muito bravamente deixa-nos agraciados com sua obra muralista e pictórica, distribuídas publicamente pela cidade, colorindo a paisagem urbana e fazendo parte definitiva de nossas memórias", elogiou Celso Adolfo.

Visibilidade

O principal objetivo da exposição é dar visibilidade à produção de artes visuais do País. "Não deixar em branco nossa história cultural e promover a arte e os artistas que aqui produzem suas obras motivam o Sindiappes a realizar bienalmente essa mostra panorâmica. Nesta edição, em que comemoramos 25 anos, é uma alegria sermos recebidos pela Casa Porto das Artes Plásticas para comemorar também o aniversário de Vitória, razão primeira do surgimento dessa mostra", finalizou Celso Adolfo.

12º Vitória em Arte
Abertura: 28 de setembro. Visitação: de 29 de setembro a 09 dedezembro. Terça a sexta-feira, das 13 às 19 horas, e sábados, das 10 às 14 horas
Local: Casa Porto das Artes Plásticas, rua Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro
Entrada gratuita

Voltar ao topo da página