Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Vitória é primeira cidade do País a disponibilizar agendamento online para Cras

Publicada em 05/04/2018, às 15h23

Por Edlamara Conti (econti@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves

Agendamento online no Cras

Lançamento do agendamento online para os Cras aconteceu no auditório da Casa do Cidadão (Ampliar imagem)

Diego Alves

Agendamento online no Cras

O prefeito Luciano Rezende destacou que o serviço online é parte do conceito de cidade inteligente (Ampliar imagem)

Para proporcionar comodidade para a população, evitar filas e tempo de espera e ainda garantir eficiência para a gestão pública, a Prefeitura de Vitória criou o agendamento online para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Jucutuquara e Continental. Desde a zero hora desta quinta-feira (5), o serviço está disponível por meio de link no site da Prefeitura de Vitória e também no aplicativo Vitória Online. Já houve vários agendamentos neste primeiro dia. 

Vitória é a primeira cidade do Brasil a disponibilizar a marcação online para os Cras. "Vitória é o primeiro município no Brasil a contar com esse serviço online. E já temos vários municípios pedindo para conhecer o sistema, interessados em implantar nos seus Cras também", disse a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

"O serviço online é parte do conceito de cidade inteligente. Usamos a tecnologia para reduzir os custos e melhorar o atendimento aos moradores", disse o prefeito Luciano Rezende, no lançamento da ferramenta, na noite da última quarta-feira (4), na Casa do Cidadão.

O prefeito ainda enfatizou que o programa foi desenvolvido por dois servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas): Fernando Damazio Felix da Cruz e Anderson Tadeu Sgrancio. "Eles aceitaram o desafio e desenvolveram um sistema a custo zero para a Prefeitura, que vai beneficiar 35 mil famílias na cidade", disse.

Por enquanto, o agendamento online está disponível apenas para as famílias que moram nos territórios dos Jucutuquara e Continental, que já podem marcar o atendimento. Os dois territórios pioneiros foram escolhidos pela grande demanda que apresentam. Mas a ferramenta será estendida, nos próximos seis meses, para as outras 10 unidades dos Cras de Vitória. Mesmo com a disponibilidade do agendamento online, a marcação presencial continuará sendo realizada em todas as unidades dos Cras

Agendamento

O agendamento pelo site da Prefeitura é feito assim: no Portal de Serviços > Cidadão > Agendamento online dos Cras. Já pelo aplicativo, o caminho é: opção Serviços > Agendamento Online > Outros Agendamentos.

Nas duas plataformas, as famílias terão três opções: CadÚnico (inscrição, atualização ou revisão); Benefício de Prestação Continuada - BPC (solicitação e revisão); e Atendimento Coletivo, realizado pela equipe técnica para identificação das demandas e encaminhamentos.

Ao completar as etapas indicadas pelo próprio aplicativo, o agendamento é feito com o nome da pessoa solicitante e pode ser impresso. O programa também possibilita o cancelamento da agenda, em caso de impossibilidade de comparecimento, e automaticamente libera o horário para que outra pessoa possa aproveitá-lo. Além disso, possui o histórico de agendamentos.

Cras Online

A nova ferramenta online atenderá famílias já cadastradas nos Cras, mas que não estejam inscritas em programas de acompanhamento, já que essas já contam com agendamentos regulares. Também só podem fazer esse tipo de agendamento pessoas acima de 16 anos de idade e que estejam com o cadastro atualizado nos últimos dois anos.

A família que nunca foi atendida no Cras ou que não é atendida há mais de um ano precisa comparecer ao Cras de seu território e apresentar CPF, Carteira de Identidade e comprovante de residência atual. A partir daí, passa a ter acesso ao agendamento online.

Cras

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são equipamentos previstos na Política de Assistência Social e são responsáveis pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Os serviços destinam-se, em especial, à população que vive em situação de vulnerabilidade e risco social, decorrente de vínculos fragilizados, pobreza, privação por ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros.

Territórios contemplados inicialmente

  • Cras Jucutuquara: Fradinhos, Cruzamento, Forte São João, Jucutuquara e Romão.
  • Cras Continental: Aeroporto, Antônio Honório, Boa Vista, Goiabeiras, Jardim da Penha, Jardim Camburi, Jabour, Maria Ortiz, Mata da Praia, Morada de Camburi, Parque Industrial, Pontal de Camburi, República, Segurança do Lar e Solon Borges.

Diego Alves

Agendamento online no Cras

Secretária Iohana Kroehling adiantou que há outros municípios interessados em implantar o sistema (Ampliar imagem)

Diego Alves

Agendamento online no Cras

Público lotou o auditório para participar da solenidade de lançamento da ferramenta (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site