Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Vitória é escolhida por Fundação Oswaldo Cruz para estudo sobre o Aedes aegypti

Publicada em 09/11/2017, às 17h40 | Atualizada em 09/11/2017, às 17h40

Por Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader

agentes sanitários de combate à dengue limpando caixa d`água

Fundação está estudando a resistência do mosquito em recipientes onde a água não pode ser eliminada, como ralos e caixas d'água

A Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, está estudando a resistência do mosquito Aedes aegypti aos inseticidas utilizados em fumacês e em recipientes onde a água não pode ser eliminada, como ralos e caixas d’água. Para isso, a entidade selecionou 143 municípios de todo o Brasil, dentre eles Vitória, para participar dessa pesquisa.

Na capital, 150 armadilhas especialmente desenvolvidas para coletar ovos do mosquito serão espalhadas no município pelos agentes de combate a endemias. Os locais escolhidos deverão ser protegidos do sol, da chuva e de crianças e animais, de maneira que o inseto o busque para depositar seus ovos.

Esse trabalho deve durar três semanas e vai acontecer, simultaneamente, em todos os municípios selecionados, entre a segunda quinzena de novembro e a primeira quinzena de dezembro. Os ovos recolhidos passarão por testes de resistência aos larvicidas no laboratório do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

Prevenção

A principal forma de combater os vírus da dengue, Zika e chikungunya é através do combate ao vetor. Dessa forma, a eliminação dos focos do mosquito é a maneira mais eficaz de prevenir o problema.

Para ajudar nessa tarefa, o aplicativo Vitória Online, no acesso “Combate à dengue”, disponibiliza um checklist onde o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência.

Matéria relacionada

Recipientes para armazenar água nos imóveis são maiores criadouros de mosquitos


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site