Notícias

Vitória atinge mais de 56 mil imunizados com Dia D de Vacinação contra gripe

Publicada em 12/05/2018, às 19h05 | Atualizada em 12/05/2018, às 19h06

Por Josué de Oliveira, com edição de Josué de Oliveira


Diego Alves
Dia D vacinação
O prefeito Luciano Rezende, que também é médico, participou da campanha
Diego Alves
Dia D vacinação
"É muito importante que as pessoas busquem as vacinas", disse o prefeito

Neste sábado (12) aconteceu o Dia D da Campanha Nacional contra a Influenza. A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) disponibilizou 14 postos de vacinação, que funcionaram das 8 às 17 horas. Ao longo do dia, dezenas de profissionais realizaram aproximadamente 9.108 vacinas, imunizando quase 100% do público-alvo esperado para esse dia que era de 10 mil pessoas. Considerando todo o período da campanha, que começou em 23 de abril, já foram imunizadas cerca de 56 mil pessoas.

Dentre as pessoas que buscaram a imunização neste dia, estão as irmãs Cristina e Érica Santos de Jesus. As duas moram no bairro Piedade e tiveram como principal motivação proteger seus filhos. "Minha filha Uliane, 4 anos, sempre se vacina contra a gripe e acredito que por isso ela nunca ficou gripada", declara Cristina. Já Érica, tomou pela primeira vez a vacina por estar grávida de 6 semanas. "A minha médica me orientou a tomar a vacina,explicando que essa é uma forma importante de me proteger e também meu bebê", conta.

Dona Terezinha Lopes Teixeira, 80 anos, moradora do bairro Piedade, toma a vacina contra a influenza desde os 61 anos e afirma: "Não sei o que é remédio para gripe. Sempre tomo a vacina e não sinto nada", afirma.

Comemoração

No Dia D da Campanha, a Prefeitura de Vitória preparou uma comemoração pela ocasião na unidade de saúde da Fonte Grande. Quem foi ao local se vacinar foi recebido com música ao vivo e alguns foram vacinados pelo próprio prefeito, que também é médico. "É muito importante que as pessoas busquem as vacinas, porque a gripe pode ter complicações que podem ser evitadas com a imunização. Assim Vitória se torna uma cidade cada vez mais saudável, prevenindo doenças", declara o Prefeito Luciano Rezende.

A secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa, aproveitou o momento para agradecer o empenho das equipes, especialmente os enfermeiros que comemoram o dia da profissão nesse sábado. "A campanha tem sido um sucesso, com ampla adesão das pessoas. E graças aos profissionais de saúde temos conseguido vacinar um número expressivo de pessoas todos os dias,especialmente hoje, no Dia D", afirma.

Grupo prioritário

O público-alvo da campanha, definido pelo Ministério da Saúde, é composto por idosos com 60 anos ou mais, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com condições clínicas especiais, trabalhadores da Saúde, professores que atuam em sala de aula de escolas regulares e funcionários do sistema prisional. A estimativa é imunizar 98.985 pessoas durante a campanha.

Campanha continua

Após o Dia D, a vacinação contra influenza continua até o dia 1º de junho. A meta é imunizar 98.800 pessoas até lá.

Em Vitória, as pessoas devem agendar o dia e o horário para se vacinar. A imunização pode ser feita em qualquer uma das 28 unidades de saúde que possuem sala de vacina. São elas: Andorinhas, Fonte Grande, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, da Penha, do Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Itararé, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão e Forte São João.

Diego Alves
Dia D vacinação
A secretária de Saúde, Cátia Lisboa, agradeceu o empenho das equipes
Diego Alves
Dia D vacinação
O público-alvo da campanha é composto por idosos com 60 anos ou mais

Voltar ao topo da página