Notícias

Vitória assina convênio com Polícia Federal durante reunião do GGIM

Publicada em 08/02/2018, às 19h11

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Reunião GGIM
Prefeito Luciano Rezende e superintendente regional da Polícia Federal, Ildo Gasparetto, assinaram convênio durante a reunião do GGIM
Diego Alves
Reunião GGIM
Reunião tratou do esquema de segurança que será adotado durante o Carnaval em Vitória

A Prefeitura de Vitória e a Polícia Federal assinaram, na tarde desta quinta-feira (8), um convênio que permite que a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) continue organizando o processo para emissão do porte da arma para todos os integrantes da Guarda Civil Municipal da Vitória.

A assinatura aconteceu durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na sala de reuniões anexa ao gabinete.

"A Guarda Municipal é um importante instrumento na garantia da segurança nas ruas da capital. Ela atua em parceria com a Polícia Militar em pontos estratégicos, e o trabalho realizado diariamente pelos agentes tem trazido boas notícias para o município", destacou o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

"Nós defendemos a integração entre as forças policiais e entendemos que, para combater a violência, é estritamente necessária essa integração. Tenho certeza que o trabalho da Guarda Municipal será desenvolvido com maestria", apontou o superintendente regional do Departamento da Polícia Federal no Espírito Santo, Ildo Gasparetto.

Carnaval

Outro ponto debatido na reunião do GGIM foi o Carnaval oficial. A folia em Vitória acontecerá no Centro Histórico, e a proposta é de uma festa que flerta com a tradição dos antigos carnavais e um evento para toda família. 

Também foi apresentada a programação de blocos de rua na capital. Para isso, a Comissão de Avaliação dos Desfiles de Blocos, com base no decreto nº 16.934, adequou horários e trajetos, além de propor adaptações com base nas orientações da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), com o intuito de que os desfiles transcorram de forma tranquila.

Interdição

Para a realização do Carnaval no Centro, a avenida Jerônimo Monteiro (no trecho entre a rua Barão de Monjardim, rua Henrique Novaes até a rua Gonçalves Ledo) estará totalmente interditada das 14 às 23 horas, neste sábado (10), e das 15 às 23 horas, domingo (11) e segunda (12).

Agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal e agentes de proteção comunitária estarão distribuídos durante os dias do Carnaval para proporcionar segurança a todos os foliões. Caso alguém precise acionar a Guarda Municipal, basta entrar em contato pelo número 190, do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES), ou no Fala Vitória 156.

Rua da Lama

Durante os dias de Carnaval, a avenida Anísio Fernandes Coelho, mais conhecida como Rua da Lama, em Jardim da Penha, ficará aberta todos os dias para a circulação de veículos.

Além disso, os veículos que estiverem em desacordo com a legislação no que compete a equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, de forma a perturbar o sossego público nas vias terrestres abertas à circulação, serão autuados pelos agentes da Guarda Municipal de Vitória.

O artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica essa infração como grave. Assim, o valor a ser pago é de R$ 195,23 e são registrados cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Somente no ano de 2017, 58 proprietários foram multados por som automotivo em Vitória.


Voltar ao topo da página