Notícias

Vitória 466 anos: ações elevam a qualidade de vida na capital e rendem prêmios

Publicada em 31/08/2017, às 08h00

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


André Sobral
Aniversário da Cidade
Jair Teixeira Filho deixou a cidade de Barretos para se instalar na capital do Espírito Santo: "Tenho muito orgulho de morar aqui"

Desde 2013, Vitória se destaca entre as outras cidades do País e tem acumulado títulos e prêmios por adotar medidas que visam ao bem-estar coletivo. O reconhecimento em diferentes rankings e pesquisas é fruto de investimentos em tecnologia, capacitação de servidores e aquisição de equipamentos com foco na qualidade de vida.

Nada mais oportuno que comemorar os 466 anos de Vitória destacando as recentes premiações. Foi considerada a 3ª melhor capital do País para se viver (Macroplan/Revista Exame); tricampeã em saúde (2015, 2016 e 2017), bicampeã entre as cidades com até 500 mil habitantes (2016 e 2017), bicampeã em educação (2016 e 2017) e 5º lugar no ranking geral no levantamento da revista Exame - “Cidades Inteligentes e Conectadas 2017”, além de também estar entre as capitais mais transparentes do Brasil.

Além disso, Vitória recebeu, em 2016, a classificação "A" entre as cidades com maior potencial turístico, segundo levantamento do Ministério do Turismo. E foi também campeã do Prêmio MundoGeo#Connect Latin América 2016, ficando em primeiro lugar na categoria “Gestão Municipal”, com o projeto “Escola da Vida/Onde Anda Você?”.

São resultados que tornam Vitória uma cidade cada vez mais inteligente, justa, humana e feliz. "Governar uma capital como Vitória, num cenário de perda permanente de receita, e ainda ocupar os primeiros lugares em várias áreas é muito gratificante. É um grande desafio manter o equilíbrio financeiro das contas da Prefeitura e continuar a fazer as obras, investimentos e serviços de que a população precisa. É uma obra coletiva: servidores, conselheiros, população e imprensa. Isso é gestão compartilhada. Somos todos prefeitos!", comemora o prefeito Luciano Rezende.

André Sobral
Aniversário da Cidade
Bruno Ribeiro destaca os sistemas de agendamento online e também as paisagens de Vitória

Moradores destacam conquistas

O paulistano Jair Teixeira Filho conheceu Vitória em 1974, quando vinha passar as férias na "Cidade Sol". Mas em 1986 deixou a cidade de Barretos para se instalar na capital do Espírito Santo. "Vi o desenvolvimento desta linda cidade. Tenho muito orgulho de morar e de ter criado um filho aqui. Não me surpreendo com tantas premiações recebidas pela Prefeitura", afirmou o morador de Jardim Camburi.

Para o morador de Inhanguetá Bruno Ribeiro, Vitória é uma das poucas capitais modernas no País. "Qual outra capital tem o mesmo mecanismo que o Vitória OnLine? Onde podemos fazer agendamento de consulta online? Qual outro lugar que a escola pública oferece a consulta do boletim do seu filho online? Vitória nos oferece todos esses serviços e muito mais. Além disso, tem uma paisagem maravilhosa, rica em história. É maravilhoso viver aqui", avalia.

Modernidade e facilidade

"Vitória é uma cidade moderna, que está se abrindo para o Brasil e o mundo, inovando, mas ela guarda a característica de uma cidade pequena. E essas características, que foram guardadas por ser uma cidade espremida entre o mar e a montanha, protegem Vitória para que ela se desenvolva sem perder o charme de uma cidade onde você ainda pode almoçar em casa, ver a família e se movimentar muito facilmente por causa das pequenas distâncias", finaliza o prefeito Luciano Rezende.

Outros indicadores de Vitória

  • Vitória foi destaque no ranking Cidades Inteligentes e Conectadas 2017 (Connected Smart Cities), publicado pela revista Exame. A capital é tricampeã em Saúde (2015, 2016 e 2017), bicampeã em Educação (2016 e 2017) e bicampeã entre as cidades com até 500 mil habitantes (Connected Smart Cities/Exame 2017).
  • primeiro lugar no ranking de gestão inteligente em saúde, no âmbito da "Inovação em estratégias na área" (Consultoria Urban Systems/Revista Exame 2017)
  • Entre as 27 capitais brasileiras, Vitória lidera o ranking de bem-estar, de acordo com um levantamento do Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisa mede o Índice de Bem-estar Urbano (Ibeu), que pode ir de zero a um. Vitória tem Ibeu igual a 0,9 — à frente de Goiânia (0,8742) e Curitiba (0,8740). Os indicadores de qualidade utilizados na pesquisa são mobilidade urbana, condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e infraestrutura.
  • 7ª cidade do futuro para investidores no continente americano. (Financial Times, 2015)
  • 2ª melhor cidade para se viver no litoral brasileiro. (ONU, 2014)
  • 1ª cidade em condições para abrir um negócio no Brasil. (Exame – Urban Systems, 2014)
  • 3ª melhor cidade para criar e educar os filhos no Brasil. (Exame – Delta Economics & Finance, 2014)
  • 2ª capital mais transparente do Brasil. (Contas Abertas, 2014)
  • 1ª cidade em infraestrutura da região Sudeste. (Endeavor, 2014)

Voltar ao topo da página