Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Vítimas de violência têm atendimento especializado em Vitória

Publicada em 03/05/2017, às 15h43

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus

Serviço de Atenção a Vítimas de Violência

Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência de Vitória oferece atenção em saúde às pessoas em situação de violência residentes em Vitória (Ampliar imagem)

Divulgação Semus

Serviço de Atenção a Vítimas de Violência

Equipe interdisciplinar faz atendimentos a vítimas e também aos seus familiares (Ampliar imagem)

O Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência de Vitória (SASVV) completa seis anos de atendimento nesta quinta-feira (4). Criado em 2011, tem como objetivo principal oferecer atenção em saúde - de média complexidade - às pessoas em situação de violência residentes em Vitória, por meio de ações de assistência, prevenção, formação de profissionais e pesquisa.

As atividades são realizadas por uma equipe interdisciplinar, que realiza atendimentos individuais e/ou familiar, e também por profissionais da rede de saúde capacitados para o manejo clínico da violência sexual e intrafamiliar/doméstica.

Visando à superação de situações adversas e à reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o SASVV tem o compromisso fundamental de proteção às pessoas em situação de violência do município, de acordo com a diretora da unidade, Clícia Dora Rocha da Silva. "Proporcionamos às pessoas atendidas condições para o fortalecimento da autoestima, superação da situação de violação de direitos e reparação da violência vivida".

Encaminhamento

Além de realizar atendimento de emergência com o estabelecimento de medidas de proteção (profilaxia das DST/HIV e contracepção de urgência), no local também é feito encaminhamento aos serviços da rede municipal e de órgãos de direito.

Hoje, 200 famílias fazem acompanhamentos contínuos. Em 2016, foram acolhidos 118 novos casos, além de familiares e/ou responsáveis de cada um desses. Desses novos casos, 80% são referentes a violência sexual, mulheres e menores de 18 anos.

Público-alvo

  • crianças e adolescentes em situação de violação de direitos em decorrência de violência física, sexual, psicológica ou negligência crônica que extrapolam a capacidade de intervenção das equipes das unidades de saúde;
  • adultos e idosos em situação de violência sexual.

Funcionamento

O serviço é desenvolvido no Centro Municipal de Especialidades de São Pedro (veja no mapa), das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, com o acolhimento sendo realizado até as 16 horas. O agendamento é feito através do telefone 3332-3290.

No caso de violência sexual, que ocorre em até 72 horas, o atendimento é imediato, sem necessidade de agendamento prévio.

Divulgação Semus

Serviço de Atenção a Vítimas de Violência

(Ampliar imagem)

Divulgação Semus

Serviço de Atenção a Vítimas de Violência

(Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site