Notícias

Viradão Vitória: Festival de Cinema de Vitória encerra maratona audiovisual

Publicada em 09/09/2018, às 05h04

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Viradão Vitória 2018 - Festival de Cinema de Vitória
Leonardo Silveira
Viradão Vitória 2018 - Festival de Cinema de Vitória

O Festival de Cinema de Vitória encerrou sua 25ª edição dentro da programação do Viradão Vitória com a noite de premiação. O último dia da maratona começou com a exibição do filme "A Mulher do Treze", de Rejane Kasting Arruda, que ganhou sessão com audiodescrição.

Na sequência aconteceu a apresentação da 3ª Mostra Cinema e Negritude, que apresentou os filmes “Maria”, de Vinicius Campos; “Onde você ancora seus silêncios?”, de Charlene Bicalho; “Eu sou o super-homem”, de Rodrigo Batista; “Òpárá de òsún: quando tudo nasce”, de Pâmela Peregrino; “Algum romance transitório”, de Caio Casagrande; e “Quem perdeu o telhado em troca recebe as estrelas”, de Henrique Zanoni.

À noite aconteceu a apresentação do último filme da 8ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, “Diante dos Meus Olhos”, de André Félix, além da Sessão Especial de Encerramento com os fimes “Boca de Fogo”, de Luciano Pérez Fernández; e “Nova Iorque”, de Léo Tabosa.

Premiação

A cerimônia de premiação do festival, que contou com a apresentação do ator Alex Reis e Larissa Delbone, produtora executiva do evento, distribuiu 21 troféus Vitória, além de menções honrosas e premiações extras.

Entre os vencedores da 22ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, os destaques foram “Peripatético”, de Jéssica Queiroz, que levou o troféu Vitória de Melhor Filme, e “Esperando Sábado”, que rendeu a Melhor Direção a Érica Sansil.

Já na 8ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, “A Cidade dos Piratas”, de Otto Guerra, levou os prêmios de Melhor Direção e Melhor Roteiro (Rodrigo John, Laerte Coutinho, Thomas Créus e Otto Guerra), enquanto o documentário “Pastor Cláudio”, de Beth Formaggini, foi o vencedor na categoria Melhor Filme. O ator Markus Konká, de “A Mata Negra”, levou o Troféu Vitória de Melhor Interpretação.

Estreia deste ano, a Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão Petrobras teve como vencedor o filme “Rio das Lágrimas Secas”, de Saskia Sá. A obra também levou o prêmio de Melhor Filme da 7ª Mostra Foco Capixaba.


Voltar ao topo da página