Notícias

Vídeo feito por jovens da Casa da Juventude será exibido na Fábrica de Ideias

Publicada em 28/03/2017, às 17h02

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Lançamento do vídeo "Na quebrada
Vídeo "Na Quebrada" foi produzido e dirigido por jovens atendidos na Casa da Juventude

Gravado por jovens atendidos na Casa da Juventude, na região de São Pedro, o curta-metragem "Na quebrada" será exibido nesta sexta-feira (31), na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, às 9 horas. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

O objetivo do filme é valorizar a cultura local, desconstruir preconceitos e acabar com o estigma que recai sobre as juventudes, principalmente a negra, que vivem na periferia.

O vídeo tem aproximadamente quatro minutos, tempo suficiente para perceber o talento dos jovens participantes do projeto. Eles mesmos foram os produtores, atores e diretores. A trilha sonora é de autoria do MC Islan Gusmão, morador de São Pedro, e que também é atendido na Casa da Juventude.

A história é baseada em dois jovens que saem pela comunidade em busca de um “produto típico” da região para oferecer ao turista que visita a cidade.

Jovens

A adolescente Thamires da Cruz Silva, 15, que participou das gravações, não esconde a satisfação com o resultado final do curta. "Foi a primeira vez que participei de um filme, e achei a experiência incrível. Ficou sensacional e superou todas as minhas expectativas. Minha família está muito orgulhosa de mim", disse.

O estudante Alef Alexandre Pereira, 17, destacou o talento dos jovens da região. "Esse vídeo mostra a potencialidade dos jovens e da nossa comunidade", disse.

Criatividade

Para a secretária de Cidadania e Direitos Humanos, Nara Borgo, a iniciativa serviu para que eles tivessem acesso a técnicas de fotografia, filmagem e redação, além de estimular a concentração e o trabalho em equipe.

"Vai ser um momento importante para discutir os desafios que cercam as juventudes que moram na periferia, mas também mostrar suas potencialidades cultural e intelectual. E a Fábrica de Ideia é o melhor local para isso, já que é um espaço que valoriza a criatividade e a inovação", disse.


Voltar ao topo da página