Notícias

Viagem pela Literatura encerra atividades de 2018 com auditório da PMV lotado

Publicada em 05/12/2018, às 19h03

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
VIAGEM PELA LITERATURA
Flávio Almeida
VIAGEM PELA LITERATURA

Com o auditório do Palácio Municipal lotado, o projeto Viagem pela Literatura encerrou as atividades de 2018.

A programação começou com a apresentação do esquete "O Rato", com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mauro Braga, sob coordenação da professora Penha Dantas. A montagem é uma adaptação da peça "Dona Baratinha", a qual os alunos viram em uma das atividades do Viagem pela Literatura.

Na sequência, Ramon Santos apresentou um poema que é resultado da oficina "RAPcomVERSOS", de Jhon Conceito, que ocorreu na Biblioteca Municipal com a proposta de experimentar, na prática, técnicas criativas de elaboração de textos e poemas por meio da norma coloquial. Intitulada "Adelpho Poli", a poesia era uma homenagem à biblioteca e aos seus funcionários.

Depois, os alunos do Cajun do Romão apresentaram "Cajun Ciranda", em que várias histórias foram contadas por meio da música. Além disso, houve a atividade "Viver o Livro ao Vivo e em Cores", com a peça "Para Sempre Rapunzel", do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira.

9 mil pessoas atingidas

A coordenadora do projeto, Elizete Caser, destacou o público atingido pelas ações neste ano. "Tivemos mais de 9 mil participantes no Viagem pela Literatura. Gostaria de agradecer aos escritores, músicos, atores e todos os artistas que participaram no projeto em 2018".

O secretário de Cultura, Francisco Grijó, destacou a importância do projeto para o fomento da literatura. "O Viagem pela Literatura é uma das políticas públicas mais potentes que existem na Secretaria de Cultura".

Resultados

Este ano, as atividades foram desenvolvidas em 26 espaços de 21 bairros, como praças, parques, escolas, Cajuns, Cras, teatros, quadras de esportes, sedes de movimentos comunitários e na própria Biblioteca Municipal. No total, 72 instituições educacionais participaram do projeto.

"Com esses números, podemos ver que o projeto vem cumprindo sua missão de garantir a todos a igualdade de oportunidade de acesso democrático à leitura, ao livro e à cultura", disse Elizete Caser, coordenadora da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Histórico

O Viagem pela Literatura tem como objetivo estimular o interesse pela leitura entre crianças, adolescentes, jovens e adultos de forma lúdica, por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores, contadores de histórias e músicos.

Ao longo de 24 anos, mais de 100 mil pessoas já participaram das atividades do projeto, que foi destaque no Mapa de Ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) dos ministérios da Cultura e da Educação, no Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura e no Seminário de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, em 2008.
No ano anterior, recebeu o Selo do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura e, em 2012, venceu o prêmio "Vitória Inovando", na categoria Gestão Participativa e Inclusão Social, promovido pela Prefeitura de Vitória.

Prêmios

A respeitabilidade do "Viagem pela Literatura" também pode ser mensurada pelos prêmios que acumula nesses 24 anos. Neste ano foi agraciado pelo Prêmio Ricardo Oiticica – O Melhor em Práticas Leitoras promovido pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer) e pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, na categoria “Oralidade, voltada a projetos que valorizam a arte de contar histórias na promoção de leitura”.

Em 2014, conquistou o Prêmio "Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas", por meio de edital do Ministério da Cultura. Em 2016 e 2017, o projeto foi selecionado por meio de edital do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Concav) – Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

Flávio Almeida
VIAGEM PELA LITERATURA
Flávio Almeida
VIAGEM PELA LITERATURA

Voltar ao topo da página