Notícias

Verão no Parque: tarde de brincadeiras e conscientização na Praia do Suá

Publicada em 11/01/2019, às 18h48

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Flávio Almeida
Projeto
Crianças se divertiram e aprenderam um pouco de trânsito no circuito minitrânsito
Flávio Almeida
Projeto
Projeto Verão no Parque levou brinquedos infláveis e várias outras ações para a Praia do Suá

O segundo local a receber o projeto "Verão no Parque" foi a praça da Praia do Suá, nesta sexta-feira (11). O projeto vai percorrer praças e parques da capital durante o verão, oferecendo momentos de diversão e conscientização.

"A gente aproveita o momento de lazer para transmitir mensagens e valores importantes. Como o ambiente é agradável e estimulante, é muito mais fácil absorver conhecimento", disse o coordenador do projeto e assessor adjunto da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), Bruno Malias.

Agente Mirim

As crianças estavam agitadas com a possibilidade de entrar no carro da Guarda Municipal, falar no rádio como se estivessem atendendo a ocorrências, acionar a sirene e subir no quadriciclo. O projeto Agente Mirim fez sucesso com a garotada.

Silas Silveira, de 13 anos, era um dos mais empolgados. "Achei muito legal, entrei no carro da Guarda e brinquei com meus amigos".

"Trazer os equipamentos é uma forma de atrair as crianças, mas a ideia é realmente de aproximação e interação com a comunidade, para que a população veja que pode contar com a gente", afirmou o agente Gobetti.

Carla Oliveira levou a filha Melissa, de 7 anos, para ser “agente mirim”. "É novidade para a gente, achei muito interessante essa possibilidade de conhecer o trabalho da Guarda mais de perto".

Brincadeiras e oficinas

Os brinquedos infláveis do projeto "Brincar nos Bairros", da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), ficaram movimentados.

Dona Reuza Nascimento levou o neto de 4 anos. "Eu vi que a praça estava movimentada e trouxe meu neto para brincar. Ele não quer mais sair do pula-pula".

Minitrânsito

A turminha também adorou a ideia de entrar em um carrinho de brinquedo e seguir pela pista de trânsito, obedecendo à sinalização e às orientações do agente. Uma forma de conscientizar desde cedo sobre a importância de seguir as regras de trânsito.

Conscientização e educação ambiental

Equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) aproveitaram para falar sobre a importância de combater a proliferação do mosquito da dengue.

Como estamos no período de andada do caranguejo, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) percorreram o comércio da região para colar cartazes e conscientizar sobre a proibição da venda e do consumo do crustáceo. Com as crianças a ideia foi valorizar o caranguejo, com as oficinas de arte.

Alimentação

A Vigilância Sanitária também distribuiu cartilhas com orientações para que as pessoas tenham cuidado com a alimentação no verão. Teve material também para os ambulantes. "Na cartilha há orientações importantes para o preparo dos alimentos, como temperatura, armazenamento, tipos de alimentos que devem ser evitados por causa do calor e outras dicas", contou a agente de Vigilância Sanitária Débora Derbotollo Spelta.

Outras atividades

Os moradores também puderam participar de aula de alongamento, ginástica dançante e dança de rua. O grupo Odomodê fez um grafite especialmente para a praça do bairro.

Programação

O projeto "Verão no Parque" faz parte da programação de verão em Vitória e vai acontecer até o dia 15 de fevereiro. 

18 de janeiro (sexta)
Prainha de Santo Antônio – 16h às 20h

20 de janeiro (domingo)
Praça de Goiabeiras - 8h às 12h

25 de janeiro (sexta)
Parque Moscoso - 16h às 20h

1º de fevereiro (sexta)
Parque Mangue Seco - 16h às 20h

8 de fevereiro (sexta)
Parque Baía Noroeste - 16h às 20h

10 de fevereiro (domingo)
Praça de Itararé – 8h às 12h

15 de fevereiro (sexta)
Praça de Santa Teresa – 16h às 20h

Flávio Almeida
Projeto
Flávio Almeida
Projeto

Voltar ao topo da página