Notícias

Verão: limpeza nas praias tem início logo após nascer do sol

Publicada em 18/01/2019, às 16h29

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Paula Bourgnioun


Central de Serviços
Limpeza nas praias
Garis fazem limpeza nas praias desde as primeiras horas da manhã
Central de Serviços
Limpeza nas praias
Limpadora mecanizada de praia, mais conhecida como tatuí, garante a retirada de resíduos da areia

Calor, horário de verão e férias de janeiro. São muitos os fatores que contribuem para o aumento de pessoas nas praias da capital. Com maior movimento no calçadão e no mar, mais resíduos são gerados no dia a dia.

Para garantir um ambiente limpo e conforto para banhistas e frequentadores das praias, os garis começam às 6h25 a limpeza de toda a orla. A ação tem início na praia de Camburi e continua nas demais praias.

É feita a varrição nas areias para a retirada de resíduos como garrafas pet, restos de alimentos, pratos descartáveis, espetinhos de churrasquinho, palitos de picolé e outros. Além disso, são limpos o calçadão, a ciclovia e os bolsões de estacionamento.

Máquina

Tem também o "tatuí" (limpadora mecanizada de praia), que passa nas areias das praias de Camburi e Curva da Jurema. Esse serviço consiste na limpeza através de peneiramento e retenção de pequenos resíduos, os quais ficam armazenados no compartilhamento da limpadora.

"Por mês, só de limpeza da areia, com o peneiramento feito pelo tatuí, tiramos em média 1,1 toneladas de resíduos das praias. No total, na limpeza da orla, contando lixo domiciliar dos prédios, varrição da orla, retirada de resíduos das papeleiras (lixeiras de poste) e manilhas que ficam na areia da praia, coletamos em torno de 6 toneladas de lixo por dia nas praias", detalhou o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim Gonçalves.

Equipes nas praias

Durante todo o verão, a limpeza das praias foi reforçada com a presença de três equipes na orla, totalizando 75 homens, fazendo limpeza em turnos diferenciados.

Contudo, uma equipe de 25 homens fica durante todo o dia coletando os resíduos e mantendo as praias limpas. Durante os finais de semana, a equipe permanente na praia até o início da noite.

"Com esse trabalho diferenciado, procuramos proporcionar um ambiente bem agradável a todos que vão a Camburi, Curva da Jurema, Guarderia, Ilha do Boi, Ilha do Frade e prainha de Jesus de Nazareth", comentou o secretário.


Voltar ao topo da página