Notícias

Verão: hidroginástica e outras atividades para se exercitar nos módulos do SOE

Publicada em 10/01/2018, às 13h28 | Atualizada em 10/01/2018, às 13h34

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Soe Jardim da Penha
Hidroginástica é uma das opções oferecidas pelo módulo do SOE da praia de Camburi, em Jardim da Penha
André Sobral
Soe Jardim da Penha
SOE de Jardim da Penha também oferece aulas de alongamento e ginástica

Os 15 módulos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) distribuídos na orla, nas praças, nos parques e em outros espaços públicos da cidade oferecem diariamente, nos turnos matutino e noturno, várias atividades e ações de cuidado com a saúde. Veja aqui.

Para quem está de férias ou a passeio na capital, uma das opções para se refrescar neste verão é a hidroginástica, oferecida às segundas, quartas e sextas, a partir das 7 horas, nos módulos de Jardim da Penha e praça dos Desejos.

A professora de hidroginástica Raquel Santos Silva relatou que vários turistas procuram o SOE para realizar atividades. "Recebemos pessoas de outros estados e até de outros países. Na última terça-feira (9), recebi um aluno canadense que nos procurou para participar da aula de ioga".

Segundo Leonardo Araújo Vieira, que é referência técnica do SOE na Secretaria Municipal de Saúde (Semus), qualquer pessoa, mesmo não morando em Vitória, pode participar das atividades. "O SOE está aberto ao público. É necessário apenas preencher uma ficha de cadastro para avaliação do estado de saúde", afirmou.

André Sobral
Soe Jardim da Penha
Edir, acompanhada da filha, Luzinete, participou da aula de hidroginástica no SOE
André Sobral
Soe Jardim da Penha
Maria da Penha Loureiro participa assiduamente das atividades no SOE de Jardim da Penha

Medo

A aposentada e moradora de Jardim da Penha Edir Maria do Nascimento Sagrillo começou, junto com sua filha, na manhã desta quarta (10), a participar das aulas de hidroginástica. "É a primeira vez que eu faço hidroginástica na praia. Estava com medo, mas agora já perdi. Com certeza irei continuar", disse.

Para sua filha, Luzinete Sagrillo de Araújo Lima, praticar atividades junto com a mãe é mais um incentivo. "Já tem um ano que me matriculei e não venho. Hoje consegui vir com ela, uma incentivando a outra. Também iremos participar das aulas de vôlei adaptado e de alongamento".

Moradora de Jardim Camburi, Maria da Penha Loureiro participa assiduamente das atividades no SOE de Jardim da Penha. "Participo do SOE há nove anos e faço todas as atividades. Adoro e indico".

A aluna Juliana Ávila Rocha também resolveu retornar às atividades neste verão. "Fiquei dois anos parada fazendo outras atividades. As aulas que são oferecidas aqui são muito boas e pretendo participar de todas", disse.

Outras atividades

Além de hidroginástica, os módulos do SOE também oferecem aulas de circuito, vôlei, capoeira, ioga, ginástica e alongamento. Também há atividades que são desenvolvidas nas próprias unidades de saúde.

Programação especial de verão

Neste verão, os módulos do SOE de Jardim Camburi e Jardim da Penha estão ofertando, aos finais de semana, uma série de ações, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), na campanha Praia Limpa

Sábado (13)

7h30: aquecimento e circuito funcional
8h: ioga
7h30 às 8h30: orientação ao exercício
9 às 12h: ações educativas da campanha Praia Limpa

Domingo (14)

7h30: ioga
8h30: ginástica
7h30 às 8h30: orientação ao exercício
9 às 12h: ações educativas da campanha Praia Limpa

27 de janeiro (sábado)

7h30: alongamento
8h30: ginástica
7h30 às 8h30: orientação ao exercício
9 às 12h: apoio nas ações da campanha Praia Limpa

28 de janeiro (domingo)

7h30: alongamento
8h30: Torneio de Jump Rope (pular corda)
7h30 às 8h30: orientação ao exercício
9 às 12h: apoio nas ações da campanha Praia Limpa

André Sobral
Soe Jardim da Penha
Leonardo Araújo (de vermelho) ressalta que qualquer pessoa, mesmo não morando em Vitória, pode participar das atividades
André Sobral
Soe Jardim da Penha
Para quem está de férias ou a passeio na capital, uma das opções para se refrescar neste verão é a hidroginástica

Voltar ao topo da página