Notícias

Velocidade Segura: trânsito mais seguro e humano no Bairro República

Publicada em 10/01/2018, às 09h00 | Atualizada em 10/01/2018, às 12h43

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Fabrício Faustini


Diego Alves
Zona 30 no Bairro República
Motoristas devem trafegar a, no máximo, 30 km/h na avenida Presidente Costa e Silva, no Bairro República
Diego Alves
Zona 30 no Bairro República
Canteiro central da avenida principal do bairro ganhou vasos de flores

O Bairro República está de cara nova. Com a implantação do Bairro de Velocidade Segura (Zona 30), a região ganhou nova sinalização, uma ciclofaixa, novo paisagismo e, acima de tudo, um trânsito mais seguro e humanizado.

Agora, veículos devem trafegar, no máximo, a até 30 km/h na avenida Presidente Costa e Silva, que ainda recebeu vasos de flores. 

Uma ciclofaixa foi instalada ao longo da via, interligando as ciclovias das avenidas Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader. A sinalização horizontal conta com eixo e borda da via, faixas de pedestres, pontos de ônibus, estacionamento e tachões.

Trânsito humanizado

A inauguração do projeto aconteceu na noite desta terça-feira (9). O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou que a prioridade é o trânsito humanizado, a vida e as pessoas. 

"Uma das principais ações da Prefeitura é o pacto de civilidade que as pessoas vão fazer entre si. Trânsito não se resolve com repressão. Já temos o projeto no Bairro de Lourdes, que tem dado muito certo, e agora entregamos essa importante obra no Bairro República. A nossa gestão investe no bem-estar das pessoas e na qualidade de vida. E esse projeto é mais um passo para a melhoria da qualidade de vida aqui em Bairro República", destacou o prefeito.

Ele completou: "Bairro de Velocidade Segura é o que existe de mais civilizado e que melhora a qualidade de vida nas vias de trânsito dentro das comunidades, em que idosos, crianças, jovens e adultos precisam caminhar e usar bicicletas com segurança".

Melhorias

"Bairro República tem características específicas. Mantém-se como área residencial, de muito e variado comércio, com prestadores de serviço atuantes. As ruas do bairro influenciam e ligam importantes regiões, como a avenida Fernando Ferrari, Jardim da Penha e Camburi", destacou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann.

Hoffmann explicou que, entre as adequações na avenida, estão o estreitamento da via, a adequação de rotatórias e a melhoria na iluminação. As ações foram discutidas com a comunidade local, que teve a oportunidade de expor sua opinião. Ele destacou ainda o trabalho de educação com distribuição de informativos no bairro, além do trabalho de corpo a corpo feito pela equipe da Prefeitura.

Vasos

A avenida Presidente Costa e Silva, além de mais segura, também ficou mais bonita. O canteiro central ganhou vasos de flores. A proposta é permitir que motoristas e pedestres apreciem um pouco de vegetação e flores.

"Os vasos humanizam e tornam a cidade mais bela. Isso diminui o estresse e melhora a qualidade de vida e satisfação das pessoas. É processo de melhoria do espaço urbano, tornando ele mais amigável", destacou o prefeito.

Diego Alves
Zona 30 no Bairro República
Prefeito Luciano Rezende e gestores entregaram o projeto do Bairro de Velocidade Segura na noite desta terça (9)
Diego Alves
Zona 30 no Bairro República
Prefeito destacou que a prioridade é o trânsito humanizado, a vida e as pessoas

Voltar ao topo da página