Notícias

Veículo roubado na Serra é recuperado com auxílio do Cerco de Segurança da PMV

Publicada em 08/06/2018, às 13h44

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


O Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória ajudou, mais uma vez, na recuperação de um veículo roubado: um Sandero. Desta vez, o crime aconteceu no município de Serra e, após cometer o roubo, os suspeitos foram para Jardim Camburi, onde a barreira instalada na Norte-Sul foi acionada.   

Os agentes da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) informaram o alarme para as guarnições da Guarda Municipal e da Polícia Militar, que fizeram perseguição ao carro. Após o veículo sofrer uma colisão, os indivíduos fugiram. Um foi alcançado e detido com um simulacro. 

Esse foi o 17º veículo - cinco motos e 12 automóveis - recuperado após a implantação do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória, que teve início no dia 20 de abril.

Divulgação Semsu
Cerco Inteligente de Segurança
Carro roubado na Serra foi recuperado após passar pela barreira do Cerco Inteligente em Jardim Camburi
Divulgação Semsu
Cerco Inteligente de Segurança
Viaturas da Guarda Municipal e da Polícia Militar perseguiram o veículo, que acabou colidindo no bairro

Sucesso

"O Cerco Inteligente de Segurança de Vitória está sendo um sucesso. Desde o começo da atividade, já conseguimos registrar 21% de redução de furtos e roubos de veículos em Vitória. Acreditamos que, com o uso pelas polícias Militar, Civil e Federal e pelo Ministério Público, maiores serão os efeitos para a população, pois irá inibir esse tipo de crime em Vitória", apontou o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Ele completou: "Esperamos que, com nossas ações de segurança, até o preço do seguro possa caiar por conta dos bons dados que apresentamos".

Como funciona

Desde a implantação do sistema, todas as entradas e saídas de Vitória foram contempladas. São 18 barreiras, através das quais os veículos são visualizados por câmeras sempre que entram ou saem dessas áreas. Os pontos foram implantados em locais estratégicos, garantindo a eficiência do sistema.

No total, são 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras. Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.


Voltar ao topo da página