Notícias

Veículo roubado é recuperado com ajuda do Cerco Inteligente de Segurança

Publicada em 07/12/2018, às 15h32

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Cerco de Segurança
Veículo foi flagrado passando por barreira do Cerco Inteligente na Terceira Ponte

O Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória ajudou a recuperar o 80º veículo com restrição de furto e roubo nesta sexta-feira (7). Um Toyota Corolla que havia sido roubado nesta quinta-feira (6), em Vila Velha, foi recuperado por agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória na avenida Vitória.

Após o roubo, a placa do veículo foi inserida no sistema do Cerco Inteligente de Segurança, que recebeu o alerta quando ele saiu em direção a Vitória pela Terceira Ponte, acionando o alarme na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom).

As informações foram repassadas para abordagem pelas equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar, que primeiro tentaram uma abordagem na avenida Reta da Penha, mas o suspeito fugiu até o Barro Vermelho. Lá, o suspeito conseguiu mais uma vez se distanciar das guarnições.

Acompanhado pelos agentes da Ciom, por meio do auxílio das câmeras de videomonitoramento, foi possível visualizar quando o mesmo abandonou o veículo e entrou em um ônibus. A Guarda Municipal conseguiu deter o suspeito na avenida Vitória e o encaminhou para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ).

Desde o início do funcionamento do Cerco Inteligente de Segurança, em abril de 2018, foram recuperados 80 veículos com a ajuda do sistema.

Sobre o sistema

São 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras.

Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, é disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), que solicita a abordagem das equipes da Guarda ou da Polícia Militar.


Voltar ao topo da página