Notícias

Veículo é recuperado com ajuda do Cerco de Segurança 12 horas após roubo

Publicada em 17/01/2019, às 15h55

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Cerco Inteligente de Segurança
Sistema registrou passagem do veículo após passar por barreira em Jardim Camburi

Mais um veículo foi recuperado com ajuda do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória. Desta vez, um Chery QQ foi reavisto em uma ação da Guarda Municipal em parceria com a Polícia Militar, no bairro Jardim Camburi.

O veículo havia sido roubado em Valparaíso, no município de Serra, nesta quarta-feira (16), por volta das 21h30, e foi cadastrado no sistema do Cerco Inteligente.

Na manhã desta quinta-feira (17), por volta das 9h30, quando o carro passou por uma das barreiras localizadas em Jardim Camburi, o alarme soou na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom).

Imediatamente, os agentes da Guarda Municipal passaram a acompanhar o automóvel por meio das câmeras de videomonitoramento e acionaram as equipes da rua e também da Polícia Militar.

Havia uma viatura da Polícia Militar próxima ao local e os policiais fizeram a abordagem ao veículo na rua José Celso Cláudio. Os dois suspeitos que estavam no carro foram encaminhados ao Departamento de Polícia Judiciária de Vitória (DPJ).

Com essa ação, sobe para 95 o número de veículos roubados encontrados por meio do Cerco Inteligente de Segurança.

Sobre o sistema

São 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras.

Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, é disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal, que solicitará a abordagem das equipes da Guarda ou da Polícia Militar.


Voltar ao topo da página