Notícias

US Forte São João realiza oficina de aromaterapia

Publicada em 15/05/2019, às 11h48

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Oficina de aromaterapia
Membros do grupo Jardim da Saúde participaram de oficina de aromaterapia
Divulgação Semus
Oficina de aromaterapia
Atividade tem como finalidade introduzir as plantas medicinais, aromáticas e condimentares no cotidiano das famílias

Produzir difusores e repelentes com base nas plantas medicinais aromáticas. Esse foi o intuito da reunião do grupo "Jardim da Saúde", que realizou, nesta última terça-feira (14), uma oficina de aromaterapia na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Forte São João.

Ministrada pela médica homeopata Henriqueta Tereza Sacramento, a oficina ensinou a fazer um repelente de mosquito natural. "Estamos fazendo um resgate do conhecimento tradicional do uso das plantas em favor dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)", ressaltou a médica.

Grupo

O "Jardim da Saúde" é um projeto coordenado pela psicóloga Fernanda Maria de Alencar Pereira e pela assistente social Adriana Geraldina Vicente da Silva e tem como finalidade introduzir as plantas medicinais, aromáticas e condimentares no cotidiano das famílias para trazer benefícios à saúde.

Além disso, visa indicar os melhores tratamentos naturais para lidar com os problemas do dia a dia, como ansiedade, estresse e insônia.

Além de aprender a fazer o repelente, os participantes puderam se deliciar com um chá e brigadeiro de erva cidreira. A próxima oficina vai acontecer no dia 11 de junho, às 9 horas.

Como fazer o repelente
  • Colher as folhas do capim cidreira ou do capim citronela, cortando em tamanhos de uns 20 cm.
  • Cortar com tesoura em pedacinhos de 0,5cm e colocar o máximo que couber dentro de um vidro de boca larga (caso o vidro não seja escuro, pode forrar o vidro com papel alumínio ou papel escuro)
  • Depois, acrescentar álcool a 96% ou 93,8º INPM até que cubra todas as folhas.
  • Deixar fechado por sete dias, agitando o frasco diariamente.
  • Depois, filtrar e colocar em frasco com difusor.
  • O produto pode ser usado por um ano, aplicado no ambiente como repelente de mosquitos. É natural e não tem efeitos colaterais.

Voltar ao topo da página