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US de Santa Luiza oferece técnicas de meditação para enfrentar ansiedade

Publicada em 10/10/2017, às 17h52 | Atualizada em 10/10/2017, às 18h30

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus

Técnicas de meditação no Parque Chácara Paraíso

Usuários da Unidade de Saúde de Santa Luiza participam de encontros no Parque Chácara Paraíso (Ampliar imagem)

Concentrar, meditar, relaxar e sentir o momento são algumas das práticas da "Oficina da Mente", promovida pela Unidade de Saúde (US) de Santa Luiza, quinzenalmente, no Parque Chácara Paraíso, na Praia do Canto.

O primeiro encontro aconteceu na última segunda-feira (9). A oficina terapêutica, que utiliza técnicas Mindfulness (em português, atenção plena), tem como objetivo a promoção da saúde. A prática ajuda as pessoas com sintomas de depressão e ansiedade, reduzindo a frequência das crises.

"O estado de atenção plena melhora a adesão aos tratamentos de doenças como dor crônica, hipertensão e diabetes. O hábito de praticar 'Mindfulness' pode agir diretamente sobre os índices de glicemia ou pressão arterial", explicou o psicólogo da US, Rafael Balbi.

Atualmente, a prática é ofertada aos usuários cadastrados na US de Santa Luiza, que compreende os bairros Ilha do Boi, Santa Lúcia, Santa Luiza, Praia do Canto e Ilha do Frade.

Benefícios

A prática ajuda a apreciar mais plenamente cada momento atual e pode:

  • melhorar a memória e o desempenho acadêmico. Em um estudo, os alunos que fizeram exercícios de construção de atenção haviam aumentado o foco, mais memória de curto prazo e melhor desempenho em exames como o GRE (Graduate Record Examination, prova feita para entrar no mestrado nos EUA);
  • ajudar com a perda de peso e o consumo de alimentos mais saudáveis. Comer consciente significa prestar atenção a cada mordida e comer devagar, prestando atenção a todos os seus sentidos. Os participantes nos estudos de mindfulness consumiram menos calorias quando estavam com mais fome do que os grupos de controle;
  • levar a uma melhor tomada de decisão. Dois experimentos associaram a meditação mindfulness a ser menos propenso a não desistir de causas perdidas, como um relacionamento ruim ou trabalho sem perspectiva, por causa do tempo e energia já investidos;
  • reduzir o estresse e ajudar a lidar com problemas crônicos de saúde. Uma meta-análise de 20 relatos empíricos descobriu que a mindfulness aumentou tanto o bem-estar mental quanto físico em pacientes com dor crônica, câncer, doenças cardíacas e mais.
  • melhorar a imunidade e criar mudanças cerebrais positivas. Os pesquisadores mediram a atividade cerebral antes e depois de voluntários serem treinados em meditação mindfulness durante oito semanas.
  • oferecer benefícios cerebrais como melhor foco, mais criatividade, menos ansiedade e depressão.
Datas dos encontros

Os próximos encontros estão previstos para acontecer nestas datas: 23 de outubro, 6 e 20 de novembro e 4 e 18 de dezembro, das 8h10 às 9 horas, no Chácara Paraíso.


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