Notícias

Universitários dão aula de cidadania e Direitos Humanos para alunos de Vitória

Publicada em 11/05/2018, às 18h20

Por Josué de Oliveira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semcid
Projeto Cidadania Fundamental
Alunos de duas Emefs e universitários da UVV dialogaram sobre cidadania e Direitos Humanos na Casa do Cidadão
Divulgação Semcid
Projeto Cidadania Fundamental
Universitários estavam participando de mais uma edição do projeto Cidadania Fundamental

Alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Maria Hortiz, e Experimental da Ufes, em Goiabeiras, tiveram uma atividade diferente nesta sexta-feira (11).

Eles tiveram uma palestra para tirar dúvidas sobre cidadania e Direitos Humanos com um grupo de pesquisa da Universidade de Vila Velha (UVV), no auditório do Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares, mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé.

Os universitários da UVV participavam de mais uma edição do projeto Cidadania Fundamental, realizado pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

Para o gerente de Políticas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Dario Coelho, essa troca de experiências entre a academia e o Poder Público é de extrema importância para a formação de uma consciência cidadã nos estudantes.

"No caso do projeto Cidadania Fundamental, tanto a UVV quanto os adolescentes saem ganhando no que se refere à educação não formal em Direitos Humanos. E esses alunos que estão concluindo o ensino fundamental ainda são estimulados a sonhar com a graduação de nível superior", destacou.

Intercâmbio

O professor Humberto Ribeiro Júnior, responsável pelo grupo de pesquisa da UVV, disse que o intercâmbio entre a academia e o projeto Cidadania Fundamental superou todas as expectativas dos universitários.

"Essa interação é muito bacana. Essa atividade é fundamental porque abre o debate e produz conteúdo que, muitas vezes, eles não teriam oportunidade de debater na sala de aula e no dia a dia na escola".

Esta não é a primeira vez que os estudantes da UVV participam de temas ligados aos Direitos Humanos com a Semcid. Servidores já estiveram presentes em debates no espaço acadêmico para discutir assuntos como homofobia, racismo, violência contra a mulher e projetos sociais para a juventude.

Cidadania

Ao longo do dia, os alunos da rede municipal percorreram diversos setores da Casa do Cidadão. Tiveram oficinas com diferentes temáticas: Direitos do Consumidor a Direitos Humanos, consumo sustentável, mediação de conflitos e mercado de trabalho.

Além de conhecerem os serviços da Casa do Cidadão e participarem das oficinas, eles puderam adquirir a documentação civil básica, como Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho (para os maiores de 14 anos) e 2ª via de Certidão de Nascimento.


Voltar ao topo da página