Notícias

Unidades de saúde promovem ações para alertar sobre os malefícios do cigarro

Publicada em 16/05/2017, às 12h41 | Atualizada em 16/05/2017, às 12h41

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Exame Monoxido Carbono
Moradores de Vitória que desejam largar o cigarro podem buscar tratamento nas unidades de saúde

Para quem tem o hábito de fumar e deseja parar, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pode ajudar. Ao longo deste mês, as unidades de saúde de Vitória realizam diversas ações de conscientização contra o uso do tabaco, a fim de motivar e incentivar as pessoas a largar o tabagismo.

As ações ocorrem em comemoração aos dias 29 e 31, instituídos como "Vitória sem Cigarro" e "Dia Mundial sem Tabaco", respectivamente. Confira a programação.

Além de exposições, palestras e atividades educativas sobre os prejuízos que o uso do tabaco pode causar, as unidades de saúde também trabalham com o tratamento e o acompanhamento dos fumantes.

No tratamento, constam ações voltadas para a educação em saúde e também orientações individuais, exibição de vídeos e demonstrações dos efeitos do alcatrão no organismo.

Fumantes podem procurar unidades

Todos os fumantes de Vitória que querem se livrar do vício podem procurar a unidade de saúde do seu território durante todo o ano, pois ela está preparada para acolher o usuário e encaminhá-lo para o tratamento, que consiste em atendimento individual, com utilização ou não de medicamento, e também em participação em terapias de grupo.

"O tema proposto pela Organização Mundial da Saúde foi 'tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento'. Trabalhamos sempre juntos, a fim de alertar sobre a epidemia do tabagismo e as doenças a ela relacionadas", disse a coordenadora do programa Ações de Controle do Tabagismo, Eliane Moreira da Costa.


Voltar ao topo da página