Notícias

Unidade de Saúde de Conquista cria grupo para idosos saírem da rotina

Publicada em 10/08/2017, às 15h38

Por Milene Miguel, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semus
Grupo de idosos da unidade de saúde de Conquista
Idosos participaram do primeiro encontro do grupo da Unidade de Saúde de Conquista

Violência física e psicológica, negligência, quedas e obesidade. Esses são alguns dos problemas enfrentados pelos idosos. Pensando nisso, a Unidade de Saúde (US) de Conquista criou o grupo de idosos para moradores e pacientes da região que desejam sair da rotina.

O projeto, criado pelas assistentes sociais Gil Kunz e Luciane Moreira e pela médica Koali Costa Depes, tem como objetivo investir na saúde mental e física de pessoas acima de 60 anos de idade.

O primeiro encontro aconteceu na última terça-feira (8), no auditório da unidade de saúde, e contou com a participação de quase 50 pessoas. Os idosos participaram da construção da programação das próximas reuniões, previstas para as terças-feiras, às 14 horas.

Eles farão passeios pelos pontos turísticos de Vitória, artesanato, música, alongamento, pilates, fisioterapia, palestras sobre a saúde do idoso, horta medicinal, entre outras atividades. Profissionais da rede e parceiros irão trabalhar de forma voluntária.

Para Gil Kunz, o número de idosos que sofrem calados dentro dos seus lares é grande. "Esse trabalho preventivo, previsto dentro da Política de Atenção Básica, visa diminuir as demandas e as queixas dos idosos dentro das unidades".

Sedentarismo

A diretora da US, Fabiana Bravim, reforça a importância de também combater o sedentarismo. "Pensamos em uma maneira de fazer com que os idosos da nossa região não fiquem parados dentro de casa apenas assistindo à TV, muitas vezes sozinhos e entediados. Nosso primeiro encontro foi um sucesso, e teremos que dividir a turma em duas".


Voltar ao topo da página