Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Unidade Casa Lar de Jardim Camburi recebe projeto de Paisagismo e Horta

Publicada em 17/02/2017, às 07h00

Por Patrícia Arruda (pasantana@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas

Projeto de hortas na Casa Lar

Pessoas em situação de rua com transtorno mental participam do projeto "Paisagismo e Horta" na Casa Lar (Ampliar imagem)

Tornar o espaço ainda mais humanizado e acolhedor para os usuários da Casa Lar para Pessoa em Situação de Rua com Transtorno Mental, em Jardim Camburi. Esse é o objetivo da implantação do projeto "Paisagismo e Horta", que prevê a construção de canteiros de plantas ornamentais, ervas e temperos verdes que servirão para embelezar e dar mais sabor à alimentação oferecida no espaço.

Segundo a coordenadora do projeto Casa Lar, Adneia Silva Santos, o contato com a terra no preparo dos canteiros e as vivências que a atividade proporciona poderão transformar pequenos espaços do local em cantos de muitos encantos e aprendizados para os usuários.

"Como o público acolhido na Casa Lar apresenta como especificidade o agravo em saúde mental, o projeto servirá como uma terapia para eles. Isso porque o trabalho com a terra fomentará o contato com a natureza, proporcionando bem-estar físico e mental, despertando o interesse para o cultivo das plantas e hortaliças e estimulando a interação dos usuários com os trabalhadores", disse.

Conscientização

Divulgação Semas

Projeto de hortas na Casa Lar

Projeto prevê a construção de canteiros de plantas ornamentais, ervas e temperos verdes (Ampliar imagem)

A coordenadora destaca ainda que o projeto visa conscientizar os trabalhadores quanto à necessidade de práticas alimentares mais saudáveis, gerando mudanças no que se refere a alimentação, saúde e qualidade de vida. "Será um momento de aproveitamento como espaço de oficinas terapêuticas, lúdicas e de educação ambiental. O maior ganho se dará para a saúde mental dos usuários do serviço", destaca.

Entre os cuidadores sociais envolvidos no projeto Paisagismo e Horta, estão Ana Paula de Oliveira, Ana Lucia Almeida Vital, Gilda Aprigio da Silva, Nerilza Maria Felippe e Rosalina Nali Kuster e conta ainda com o apoio da equipe administrativa Carlos Henrique Stowner e Lucas Delmaestro.

Casa Lar

A Casa Lar é uma unidade de acolhimento institucional que atende pessoas adultas em situação de rua com transtorno mental e com poucas possibilidades de reinserção familiar e social. Funciona em regime de residência com atenção integral aos usuários. As atividades promovidas no local têm a finalidade de promover a convivência comunitária e familiar dos usuários.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site