Notícias

Trânsito seguro: motoristas da PMV passam por capacitação em direção defensiva

Publicada em 09/10/2018, às 18h48

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
PALESTRA DIREÇÃO DEFENSIVA AUDITÓRIO DO CIAC
Motoristas e condutores que atuam na PMV receberam orientações para um trânsito mais seguro durante palestra no auditório do Ciac

A cada 11 minutos, uma pessoa morre no trânsito no Brasil. São 47 mil mortes por ano e 400 mil pessoas com sequelas por causa dos acidentes de trânsito. A conscientização dos motoristas é uma das medidas para reduzir esses índices assustadores.

Por isso, a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), promoveu nesta terça-feira (9) a palestra "Direção Defensiva, Álcool e Direção", no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac).

A palestra reuniu mais de 50 motoristas e condutores que trabalham na Prefeitura de Vitória. O palestrante, Fernando Braga, é servidor do município e um especialista no assunto, está em várias frentes de estudo e atua diretamente com pessoas que tiveram sequelas graves em acidentes.

Trânsito mais seguro

O titular da Seges, Vander Borges, disse que a administração municipal trabalha em várias frentes para tornar o trânsito mais seguro e mais humano. "Nós investimos em ciclovias, temos o Bike Vitória, o incentivo à carona solidária, a Linha Verde, além de várias medidas para conscientizar a população sobre a importância de dirigir com segurança. Fazer esse trabalho com nossos motoristas também é muito importante, temos que dar o exemplo".

Conscientização

O titular da Setran, Luiz Paulo de Figueiredo, também destacou a importância de investir na conscientização. "Grande parte das tragédias diárias no trânsito ocorre por imprudência e falta de informação. A oportunidade de discutir o tema e sensibilizar por meio de exemplos reais estimula a reflexão e, com ela, mais uma chance de valorizar a prevenção", destacou o secretário.

Carlos Antolini
PALESTRA DIREÇÃO DEFENSIVA AUDITÓRIO DO CIAC
Palestrante Fernando Braga reforçou que adotar a direção defensiva é primordial para todos os motoristas

Palestra

Beber e dirigir

Logo no início da palestra, foi mostrado um vídeo sobre um jovem americano que foi condenado a 15 anos de prisão. Ele bebeu, dirigiu e provocou um acidente que resultou na morte de um policial. Ele aparece no espelho de um bar, conversa com outros jovens que estão bebendo e conta sua história. Uma forma de sensibilizar para que as pessoas não dirijam depois de beber.

Excesso de carros e motoristas estressados

Fernando Braga pontuou as diferenças entre o trânsito de hoje e o de alguns anos atrás. Lembrou que era mais comum jogar bola na rua, soltar pipa ou ir à escola a pé.

Hoje, a maior parte das atividades é feita de carro, a população cresceu 1,4%, enquanto a frota de veículos aumentou 7%. "O transporte individual ocupa 80% das vias e só leva 30% das pessoas. E quase 80% das viagens são inferiores a quatro quilômetros. É realmente necessário tirar o carro da garagem?", ponderou.

O excesso de carros deixa o trânsito lento e os motoristas estressados. Fernando explicou que em vários países as ações buscam incentivar as pessoas a tirar os carros das ruas, com aumento do valor de estacionamentos, transformação de vias para carros em locais de circulação para pedestres e estímulo ao uso de bicicleta e transporte público.

Direção defensiva

Fernando Braga reforçou que adotar a direção defensiva é primordial para todos os motoristas. É preciso visualizar as situações de risco antes que ocorram, como crianças soltas e animais na pista. Ele também reforçou a questão da velocidade.

"Nem sempre a velocidade permitida é a mais segura. Para se ter uma ideia, se uma pessoa é atropelada por um carro a 30 km/h, a chance de óbito é de 5%. Se o veículo estiver a 60 km/h, o índice de óbito sobe para 85%", disse.

O motorista Jorge Luiz de Oliveira ficou satisfeito em participar da palestra. "Achei muito interessante e construtiva. É sempre bom lembramos da nossa responsabilidade no trânsito. Em primeiro lugar vem a segurança, o estresse a gente deixa de lado".

Dados de Vitória

Em 2017:
- 6 mil acidentes
- 67% são colisões, 31% com vítimas
- 74% das vítimas são homens
- A maioria dos acidentes acontece às 8h e às 18h em avenidas de fluxo intenso


Voltar ao topo da página