Notícias

Trânsito: profissionais da Educação recebem orientações sobre o Maio Amarelo

Publicada em 04/05/2018, às 14h50 | Atualizada em 04/05/2018, às 18h31

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Abertura Maio Amarelo
Profissionais da Secretaria de Educação puderam conhecer melhor como funciona o movimento Maio Amarelo

O dia começou com foco na Educação para o Trânsito na Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme). Na manhã desta sexta-feira (04), técnicos da Seme participaram da apresentação do Maio Amarelo, uma realização da Prefeitura, movimento mobilização social em prol de ações permanentes e efetivas que acontece durante este mês.

O Gerente de Formação e Desenvolvimento em Educação da Secretaria de Educação, Truman José Vieira Júnior, explica que o Maio Amarelo tem como objetivo transformar o trânsito em pauta diária de discussões durante todo o mês de maio, a fim de estimular o engajamento de empresas, governos e sociedade e contribuir para a redução das vítimas do trânsito no país.

Carlos Antolini
Abertura Maio Amarelo
Truman José Vieira Júnior explicou que o Maio Amarelo tem como objetivo transformar o trânsito em pauta diária de discussões

Palestras

Nesta manhã, os profissionais da Seme tiveram a oportunidade de conhecer melhor a proposta, assim como as ações que serão desenvolvidas ao longo do mês e envolverão diversas pastas de Vitória, entre elas a Educação.

Foram mostradas também atividades já desenvolvidas ao longo de 2017 com estudantes e profissionais das unidades de ensino da rede municipal, com foco em educar para um trânsito mais seguro para todos, além do projeto Escola Segura no Trânsito na Vida para técnicos da Educação.

A campanha

A escolha do mês se deu por dois fatores: foi em 11 de maio de 2011 que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação pela Segurança Viária, de 2011 a 2020, tornando o mês referência mundial para o balanço das ações realizadas por países de todo o mundo e, além disso, é também em maio que acontece a Semana Mundial de Segurança no Trânsito.

Já o amarelo é uma alusão à sinalização de trânsito que simboliza Atenção. As ações do Maio Amarelo foram planejadas pela Subcomissão de Educação para o Trânsito, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, e a ONG Avalanche.

A programação completa de ações do Maio Amarelo pode ser conferida aqui


Voltar ao topo da página