Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Torpedos: atendimentos de saúde são aprovados por 86% dos pacientes

Publicada em 05/05/2017, às 15h15 | Atualizada em 06/05/2017, às 09h06


André Sobral

Mão segurando um aparelho celular

Pacientes recebem um torpedo após atendimento para avaliar os serviços da rede municipal de saúde (Ampliar imagem)

No mês de abril, 86,73% dos pacientes avaliaram, por torpedo, os serviços da rede municipal de saúde como "ótimo/excelente/bom/muito bom". Mais uma vez, todas as unidades de saúde de Vitória receberam notas acima de 8.

A nota média de todos os serviços foi de 8,61. Foi o que revelou o último levantamento da Gerência de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A unidade de saúde (US) que recebeu a maior nota no último mês foi a de Santa Luiza, com 9,25, e outras seis unidades receberam notas acima de 9: Maruípe, Andorinhas, Jesus de Nazaré, Jardim da Penha, Praia do Suá e Ilha de Santa Maria. 

A US de Santa Luiza atualmente lidera o ranking do 1º quadrimestre de 2017, com média 9,26. Para a diretora da unidade, Antonia Jeane Alves de Souza, o resultado é fruto de um trabalho de acolhimento humanizado, em que a equipe prioriza uma escuta ativa da demanda do usuário.

"O paciente quer receber atenção e ser ouvido desde quando chega na portaria e passa pela recepção. A nota não é apenas para um profissional, e sim para todo o processo de trabalho e atendimento. Temos muito comprometimento e dedicação da equipe. Temos o costume de ligar para todas aquelas pessoas que nos deram nota inferior a 5 e procuramos saber o motivo para, então, melhorar esses pontos".

Os Centros Municipais São Pedro e Vitória também foram bem avaliados, com notas acima de 9. Os prontos-atendimentos (PA´s) de Praia do Suá e São Pedro obtiveram, respectivamente, notas 7,71 e 7,75.

"A busca pela excelência na qualidade dos serviços prestados à população é uma constante e uma prioridade para a administração e para as equipes da Saúde. As notas refletem o resultado do nosso trabalho", disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Arquivo PMV SECOM

Centro de Especialidades Médicas de São Pedro

Centro Municipal de Especialidades de São Pedro recebeu nota 9,42

Sistema

Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.

O sistema, que é uma das ferramentas da gestão compartilhada da Prefeitura de Vitória, permite ao usuário avaliar quantitativamente e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Semus identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.

Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-los com uma nota ou qualificá-los em forma de texto.


Informações à imprensa:

Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Para dúvidas ou informações, use o Fala Vitória 156.

Com edição de Matheus Thebaldi


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site