Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Torpedos: atendimentos de saúde são aprovados por 86% dos pacientes

Publicada em 05/05/2017, às 15h15 | Atualizada em 06/05/2017, às 09h06

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral

Mão segurando um aparelho celular

Pacientes recebem um torpedo após atendimento para avaliar os serviços da rede municipal de saúde (Ampliar imagem)

No mês de abril, 86,73% dos pacientes avaliaram, por torpedo, os serviços da rede municipal de saúde como "ótimo/excelente/bom/muito bom". Mais uma vez, todas as unidades de saúde de Vitória receberam notas acima de 8.

A nota média de todos os serviços foi de 8,61. Foi o que revelou o último levantamento da Gerência de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A unidade de saúde (US) que recebeu a maior nota no último mês foi a de Santa Luiza, com 9,25, e outras seis unidades receberam notas acima de 9: Maruípe, Andorinhas, Jesus de Nazaré, Jardim da Penha, Praia do Suá e Ilha de Santa Maria. 

A US de Santa Luiza atualmente lidera o ranking do 1º quadrimestre de 2017, com média 9,26. Para a diretora da unidade, Antonia Jeane Alves de Souza, o resultado é fruto de um trabalho de acolhimento humanizado, em que a equipe prioriza uma escuta ativa da demanda do usuário.

"O paciente quer receber atenção e ser ouvido desde quando chega na portaria e passa pela recepção. A nota não é apenas para um profissional, e sim para todo o processo de trabalho e atendimento. Temos muito comprometimento e dedicação da equipe. Temos o costume de ligar para todas aquelas pessoas que nos deram nota inferior a 5 e procuramos saber o motivo para, então, melhorar esses pontos".

Os Centros Municipais São Pedro e Vitória também foram bem avaliados, com notas acima de 9. Os prontos-atendimentos (PA´s) de Praia do Suá e São Pedro obtiveram, respectivamente, notas 7,71 e 7,75.

"A busca pela excelência na qualidade dos serviços prestados à população é uma constante e uma prioridade para a administração e para as equipes da Saúde. As notas refletem o resultado do nosso trabalho", disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Arquivo PMV SECOM

Centro de Especialidades Médicas de São Pedro

Centro Municipal de Especialidades de São Pedro recebeu nota 9,42

Sistema

Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.

O sistema, que é uma das ferramentas da gestão compartilhada da Prefeitura de Vitória, permite ao usuário avaliar quantitativamente e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Semus identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.

Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-los com uma nota ou qualificá-los em forma de texto.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site