Notícias

Torpedo: mais de 87% dos pacientes aprovam atendimentos de saúde na capital

Publicada em 05/04/2017, às 15h26

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Fachada do Pronto Atendimento de São Pedro
Pronto-Atendimento (PA) de São Pedro recebeu nota 8,09 na última avaliação

Dedicação, comprometimento e qualidade na prestação do serviço. Características que fazem a diferença nos atendimentos da rede municipal de saúde e que são comprovadas pelos usuários no relatório de avaliação mensal por torpedo. 

Em março, 11.847 usuários responderam à mensagem, sendo que 87,09% deles avaliaram os serviços como "ótimo/excelente/bom/muito bom". A nota média de toda a rede foi de 8,62. Veja aqui.

A boa notícia desse último levantamento fica por conta da nota recebida pelo Pronto-Atendimento de São Pedro: 8,09. O resultado foi comemorado pelo diretor do PA, Fernando Gustavo da Vitória.

"Pela primeira vez desde que a avaliação dos pacientes foi implementada via torpedo, estamos buscando atingir a nota 8. Mas isso se deve, principalmente, ao comprometimento e à qualidade nos serviços prestados pela nossa equipe. Sempre tentamos ser mais rápidos e eficientes no nosso atendimento. Mesmo a demanda de pacientes tendo aumentado em 40%, já que muitos deixaram o plano de saúde e passaram a procurar o sistema de saúde pública, nós atingimos esse bom resultado", disse Fernando.

Carlos Antolini
Fachada da Unidade de Saúde de Maruípe
Unidade de saúde de Maruípe continua liderando a lista da avaliação por torpedo

A unidade de saúde (US) que recebeu a maior nota, pelo segundo mês seguido, foi a de Maruípe, com nota 9,31, mas outras unidades receberam notas acima de 9: Santa Luiza, Praia do Suá, Jardim da Penha, Andorinhas, Ilha de Santa Maria, Jesus de Nazareth e Bairro República.

"Nosso principal diferencial é um serviço humanizado, com respeito e interação com os pacientes. Realizamos um atendimento de portas abertas aos usuários. Nossa marcação e consulta são diárias. Temos programas de tabagismo e hanseníase. Oferecemos também exames como sífilis e HIV, além de contar com uma equipe de serviço social, dentista e psicólogo para cuidar dos nossos pacientes. Atendemos cerca de 450 pessoas por dia", disse o diretor da US Maruípe, Marcelo Freicho Prucoli.

Os Centros Municipais São Pedro e Vitória também foram muito bem avaliados, com notas 9,49 e 9,26, respectivamente.

Sistema

O sistema, que é uma das ferramentas da gestão compartilhada da Prefeitura de Vitória, permite ao usuário avaliar quantitativamente e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.

Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-lo com uma nota ou qualificá-lo em forma de texto. 

A coordenadora da Gerência de Controle e Avaliação, Josimary da Silva Pecegueira, explicou qual a importância desse sistema para a rede municipal. "A avaliação visa saber se o nosso serviço está atendendo à expectativa dos nossos usuários. Acredito que uma crítica construtiva sempre nos impulsiona e ajuda a querer melhorar a qualidade dos serviços prestados. Isso é um estímulo para o profissional de saúde em saber que o serviço tem obtido bons resultados junto aos munícipes".


Voltar ao topo da página