Notícias

Teatro, palestras e emissão de documentos para estudantes na Casa do Cidadão

Publicada em 21/09/2018, às 17h50

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Projeto Cidadania Fundamental
Estudantes da rede municipal participaram de atividades do projeto Cidadania Fundamental na Casa do Cidadão
Divulgação Semcid
Projeto Cidadania Fundamental
Alunos ainda ganharam um kit com camisa e mochila do projeto

Alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Alberto de Almeida e Alvimar Silva participaram, nesta sexta-feira (21), de mais uma edição do projeto Cidadania Fundamental. Além de aula de cidadania e direitos humanos, os estudantes ganharam um kit com camisa e mochila do projeto.

Durante o dia, houve palestras e teatro com assuntos ligados a racismo, preconceito, violência contra a mulher e direito do consumidor. Os adolescentes também tiveram a oportunidade de discutir, junto com integrantes da turma de mestrado da Universidade de Vila Velha (UVV), questões direcionadas à organização política.

Os estudantes ainda conheceram os serviços oferecidos no Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares, mais conhecido como Casa do Cidadão. Na visita, eles puderam dar entrada na emissão de documentos, como Carteira de Identidade e CPF.

Conhecimentos

O gerente de Políticas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Dario Coelho, destaca a importância do projeto na vida desses alunos. Segundo ele, a expectativa é de que eles consigam multiplicar os conhecimentos que adquiriram para os demais membros da comunidade escolar.

"Esse é um projeto realizado em parceria com o Procon Vitória. A ideia é dar visibilidade às pautas dos direitos humanos e mostrar o trabalho que a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho executa para que possamos ter uma cidade mais justa, mais inclusiva e com igualdade", disse

Aprovação

O estudante Patrick dos Santos Munis, 16 anos, aprovou a iniciativa. "Gostei muito do teatro, que traz para nossa realidade vários assuntos. E aproveitei também para tirar minha Carteira de Identidade, já que ainda não tinha", contou.

Quem também viveu um dia de muito aprendizado foi o estudante Igor Matos, de 14 anos. Ele contou que achou muito interessante discutir, por meio do teatro, questões relacionadas ao direito do consumidor. "É muito importante, principalmente porque daqui a pouco a gente começa a trabalhar e vai saber como gastar o dinheiro de forma correta", disse.

Matéria relacionada

Casa do Cidadão terá ciclo de debates sobre juventude e direitos humanos


Voltar ao topo da página