Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Teatro, oficinas e poesia marcam Dia Mundial da Saúde Mental na Pedra da Cebola

Publicada em 09/10/2018, às 17h17 | Atualizada em 11/10/2018, às 12h03

Por Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral

Oficina Teatro CAPS

Pacientes participam de oficina de teatro no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Ilha de Santa Maria (Ampliar imagem)

Oficina Teatro CAPS

Atendidos escolheram o tema e os personagens da peça, criaram os diálogos e ensaiaram a encenação (Ampliar imagem)

Nesta quarta-feira (10) é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vem preparando, junto com seus usuários e profissionais, uma série de atividades.

A programação especial foi organizada pelo Núcleo da Luta Antimanicomial do Espírito Santo e conta com a participação de vários serviços de saúde mental da Grande Vitória.

Durante todo o dia, pacientes, familiares e frequentadores do parque poderão participar das atividades, como varal de poesias, oficinas de construção de brinquedos, apresentação de coral e forró.

Teatro

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Ilha de Santa Maria preparou um teatro que foi idealizado e produzido pelos pacientes do grupo da oficina "Criação de História".

Eles escolheram o tema e os personagens, criaram os diálogos e ensaiaram a encenação durante quatro encontros, direcionados pela assistente social Eliane Tozato Pereira e pela psicóloga Rejane Silva Vasconcelos.

"O espaço do grupo é um lugar terapêutico onde eles podem criar histórias e diálogos, falar sobre sentimentos e compartilhar histórias de vida. O tratamento em saúde mental não pode ser apenas medicamentoso. É importante para a saúde mental falar e partilhar alegrias e tristezas", explicou Eliane.

Casa Lar

A programação também contará com a participação dos assistidos das duas unidades de Casa Lar de Vitória.

Data

A Federação Mundial da Saúde Mental instituiu a data em 1992. A cada ano, a Organização Mundial da Saúde destaca um tema específico relacionado ao sofrimento psíquico para ser discutido com a sociedade, buscando ampliar o acesso às informações adequadas e diminuir os estigmas relacionados ao tema.

Este é um dia importante pois, além de chamar a atenção para a amplitude e complexidade da saúde mental, a realização de eventos nos espaços públicos da cidade colabora para a promoção da autonomia, do bem-estar e da integração social dos usuários dos serviços de saúde mental.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site