Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Teatro, dança e hip hop no Natal do Centro-Pop para moradores de rua

Publicada em

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


Carlos Antolini
CONFRATERNIZAÇÃO NO CENTRO-POP e Lançamento do livro – Meu Grito – Roberto Reis
O dia começou bem animado no Centro-Pop foi animado com teatro, música e dança
Carlos Antolini
CONFRATERNIZAÇÃO NO CENTRO-POP e Lançamento do livro – Meu Grito – Roberto Reis
Renato Pereira, mesmo acidentado fez questão de agradecer a equipe do Centro-Pop

Maria, acompanhada de José, procura um lugar onde dar à luz. Ela bate à porta do Centro-Pop e é acolhida pelo público, formado por moradores de rua. Agradecida, ela diz: "Quantas mulheres não têm onde dar à luz e quantas pessoas não têm onde morar ? O Natal é tempo de dar e receber o amor de Deus, de acolher o próximo e contribuir para um mundo melhor".

A montagem, que foi aplaudida por cerca de 120 pessoas, aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), na Confraternização "Um Natal Para Todos", no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop) de Vitória. Os atores são assistidos do espaço que, para esse dia especial, ensaiaram durante semanas, apoiados pelos profissionais do local.

"O que está acontecendo aqui é uma oração, é o verdadeiro sentido do Natal", disse Renato Pereira, assistido que está se recuperando de um acidente e expressou sua gratidão pela equipes do Centro-Pop. "Hoje estou mancando, mas cheguei a pensar que não iria andar mais. Os amigos daqui me incentivam, me dão muito apoio e força para viver", disse.

Em outra montagem, uma pessoa dormindo na rua, sobre caixas de papelão, sonha ao som da tradicional música "Noite Feliz", que foi usada como trilha para uma coreografia de dança contemporânea. A reação do público é de emoção e mais aplausos.

"Estamos aqui para contribuir com vocês, para apoiar cada um em suas potencialidades. Mas primeiro vocês precisam acreditar que podem, que têm capacidade, acreditar em vocês", disse o coordenador do Centro-Pop, Mauro Souza Motta. "As histórias de superação e essa confraternização só reforçam que é possível trabalhar para a superação da situação de rua, para construir um novo projeto de vida", disse.

Escola da Vida

Um dos equipamentos da rede Escola da Vida destinados ao atendimento a pessoas em situação de rua, o Centro-Pop funciona como porta de entrada para adultos em situação de rua na rede da proteção social especia. No espaço, as pessoas acolhidas, recebem kit de higiene pessoal, podem tomar banho, lavar roupas e se alimentar. Além idsso, diariamente são oferecidas oficinas socioeducativas e atendimento psicossocial.

O Centro-Pop fica na avenida Dário Lourenço de Souza, s/n, em Mário Cypreste, em frente ao Tancredão. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.