Notícias

Tamar: tanque gigante de tartarugas começa a funcionar na sexta

Publicada em 01/02/2017, às 12h53 | Atualizada em 01/02/2017, às 13h45

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Leonardo Silveira
Novo tanque para tartarugas marinhas do Projeto Tamar
Tanche rochoso do Tamar-Vitória tem capacidade para comportar até 100 mil litros de água
Leonardo Silveira
Tartaruga Marinha
Visitantes poderão apreciar quatro das cinco espécies de tartarugas existentes no País

A Praça do Papa, na Enseada do Suá, vai ganhar o maior tanque para observação de tartarugas no Estado. Localizado no Centro de Visitação Tamar, o espaço tem 226 m² e capacidade para comportar até 100 mil litros de água. A solenidade de inauguração vai acontecer nesta quinta-feira (2), às 16 horas, mas o espaço só será oficialmente aberto para o público na sexta-feira (3).

No local, poderão ser vistas as espécies tartaruga-verde, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente e tartaruga-oliva. Segundo o oceanógrafo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) Paulo Rodrigues, quatro das cinco espécies existentes no País estão no Tamar.

O tanque rochoso será mais uma interessante opção de lazer e aprendizado sobre a biologia e a conservação das tartarugas marinhas e oportunidade de sensibilização e educação ambiental da população local e visitantes. Moderno, ele terá um sistema de tratamento de água inovador e possibilitará que as pessoas vejam as tartarugas ainda mais de perto, através de visores. O novo espaço é resultado de uma parceria entre o Tamar, a Prefeitura de Vitória e a ArcelorMittal Tubarão.

O Tamar tem também um tanque de 28 mil litros, em forma de barco, e outro menor com filhotes de tartaruga marinha. Possui espaços temáticos com silhuetas e réplicas, entre elas uma do esqueleto do Archelon, a maior tartaruga marinha encontrada no mundo, que viveu há 70 milhões de anos e conviveu com os dinossauros.

Visitação

O Centro de Visitação do Tamar-Vitória fica na Ilha do Papagaio, ao lado da Praça do Papa, e funciona diariamente, das 8h30 às 18 horas. O valor do ingresso é de R$ 6,00 (meia) e R$ 12,00 (inteira). Mais informações pelo telefone 3225-3787.


Voltar ao topo da página