Notícias

Superação: pessoas em situação de rua contam como mudaram de vida

Publicada em 25/05/2017, às 17h29 | Atualizada em 26/05/2017, às 13h46

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Evento Superação Vi, Vivi, Venci
Maurício, ao lado da esposa Maria José, contou como superou a situação de rua após frequentar os equipamentos da Assistência Social
Carlos Antolini
Evento Superação Vi, Vivi, Venci
Guiomedce participou de oficinas e variadas atividades até conquistar a sua independência e voltar a ser fotógrafo

Autonomia, resgate da autoestima e estreitamento de laços afetivos e comunitários. Essas e outras conquistas foram apresentadas por pessoas em situação de rua no evento "Superação - Vi, Vivi e Venci", no auditório Alexandre Martins de Castro Filho, na Faculdade de Direito de Vitória (FDV), nesta quinta-feira (25).

Elas contaram como venceram os obstáculos da dura realidade das marquises e da falta de um lar e conquistaram uma nova realidade em suas vidas. Após o atendimento psicossocial oferecido pelos equipamentos da Prefeitura - como Escola da Vida e Centro-Pop -, os assistidos já conquistaram sua casa própria, conquistaram um emprego e outros foram beneficiados com o Programa Moradias Alternativas.

O evento, que foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Gerência de Proteção Especial de Média Complexidade, teve como objetivo promover a visibilidade das pessoas que superaram a situação de rua na cidade e como a política pública municipal no atendimento a esse público contribuiu para o fortalecimento desse serviço na capital, além de ser uma ação motivacional para as pessoas que ainda vivenciam essa realidade.

Mudança de vida

"Minha vida mudou após minha ida ao Centro-Pop, pois lá eu conheci pessoas de verdade e que me ajudaram a mudar. Eu consegui me alimentar e participava de oficinas. Com a Escola da Vida, comecei a fazer curso de Informática Básica, aprendi a fazer sabão e montar meu currículo. E, principalmente, aprendi a ser uma pessoa diferente. Posso afirmar que sou uma pessoa melhor e posso traçar um novo caminho para minha vida. Acredito que qualquer pessoa deve procurar ajuda e querer algo de melhor porque ficar na rua não é vida. No começo deste ano, Deus me abençoou com esta esposa maravilhosa, que sempre está ao meu lado", disse Maurício de Souza Rodrigues, de 27 anos.

A esposa dele, Maria José Ferreira Homorato, 34, retribuiu: "Para mim, estar aqui hoje é muito importante. Foi Deus quem colocou ele em minha vida, uma pessoa muito boa. Estou feliz com as novas conquistas dele".

Carlos Antolini
Evento Superação Vi, Vivi, Venci
Pessoas em situação de rua apresentaram as suas histórias no evento "Superação - Vi, Vivi e Venci", no auditório da FDV
Carlos Antolini
Evento Superação Vi, Vivi, Venci
Secretária Iohana Kroehling, destacou que os serviços de assistência e acolhida permitiram que as pessoas recuperassem a autoestima

Superação

"Encontramos nos equipamentos da Assistência Social primeiramente acolhida e amparo. Tive no Centro-Pop a primeira porta e lá vi que tinha pessoas interessadas em me ajudar. Demonstrei para a equipe que queria essa ajuda dentro das oficinas. Depois do Centro-Pop, fui para o Albergue Noturno e, hoje, estou na Casa Lar. A Escola da Vida também foi primordial, já que estava determinado em acreditar em mim mesmo para conquistar minha autoestima e, assim, conquistasse voos maiores e minha independência", disse o fotógrado Guiomedce Paixão, de 44 anos.

Ele completou: "Eu fiz toda a trajetória que a população de rua faz, passando pelos serviços de abrigo, acompanhamento e acolhida. Devemos nos apoiar em alguma coisa e precisamos querer vencer essa situação".

Autoestima

"Este evento mostra para as pessoas em situação de rua o quanto é importante a superação. Traz, inclusive, o resgate da autoestima e a ressignificação deles enquanto indivíduos constituídos de direitos. Por terem seus direitos violados, muitos precisam de momentos como este para mostrarem suas conquistas. Temos também a necessidade de políticas públicas voltadas, de fato, para efetivar os direitos da população em situação de rua", afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

Centro-Pop

Um dos equipamentos destinados ao atendimento a pessoas em situação de rua é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop). Ele funciona como porta de entrada para adultos em situação de rua da rede da proteção social especial, tendo como finalidade principal sua acolhida imediata. 

No espaço, pessoas em situação de rua são acolhidas, recebem kit de higiene pessoal, podem tomar banho e se alimentar. Os usuários também têm atendimento psicossocial e participam de oficinas socioeducativas. 

"Primeiro, chegar aqui foi difícil. Mas é uma satisfação este evento estar acontecendo, e é um oxigênio para os trabalhadores da Assistência Social e, principalmente, para aqueles que trabalham com as pessoas em situação de rua porque atuamos com uma parcela excluída da sociedade. Vimos relatos aqui que é possível chegarmos até aqui e vimos que é possível que essas pessoas superem a situação de rua", explicou o coordenador do Centro-Pop, Mauro Motta.

"Este evento tem a intenção de contar histórias de pessoas que desejaram uma mudança, focaram e aproveitaram a oportunidade. A superação, na verdade, é individual. Temos apresentações de vitórias pessoais e profissionais da Assistência Social que atuaram nos bastidores com essas pessoas que fizeram a diferença e que ajudaram elas a superar o seu cotidiano nas ruas", comentou a gerente de Média Complexidade da Semas, Marcileia Soares.

Desafio

"O serviço de abordagem é o primeiro contato da população em situação de rua na rede de assistência social. É um trabalho desafiador. Mas, vendo os casos de sucesso e a superação que existe, isso é possível, desde que as políticas públicas atendam e façam cumprir o que a Política Nacional contempla. Os resultados são conquistados por conta do trabalho em rede", explicou a coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social, Luciana Gatti.

Os técnicos do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) estiveram presentes no evento. A coordenação do Seas explica que isso é resultado do processo de trabalho realizado nas ruas de Vitória, em que o serviço possibilita o acesso da pessoa em situação de rua à rede de serviço disponível e, quando essa rede funciona, os casos de superação acontecem.

Escola da Vida

Já a Escola da Vida já ajudou a transformar a vida de dezenas de pessoas em situação de risco social. Elas já viveram nas ruas, conseguiram superar as dificuldades, estão reinseridas no convívio social e no mercado de trabalho e tornaram-se protagonistas de suas vidas.

O espaço realiza o atendimento a pessoas em situação de rua na capital e desenvolve diversas atividades coletivas e individuais, visando fortalecer a capacidade de expressão, autoconhecimento e autoconfiança, a partir de palestras sobre empreendedorismo, oficinas de projetos de vida, de criatividade, de liderança, de leitura, de palavras, rodas de conversas, além de espaços de sarau de poesias, rodas de rimas, exposições, cineclube, cursos, entre outras.

Carlos Antolini
Evento Superação Vi, Vivi, Venci
Carlos Antolini
Evento Superação Vi, Vivi, Venci

Voltar ao topo da página