Notícias

SOE completa 29 anos com atividades e oficinas em Camburi neste domingo

Publicada em 10/01/2019, às 17h49

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Pessoas se exercitando no módulo do SOE na Praia de Camburi
SOE oferece atividades voltadas para a promoção da saúde da população

Neste domingo (13), o Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) vai celebrar seu aniversário de 29 anos. A festa começa a partir das 8 horas, no módulo de Jardim da Penha (entre os quiosques 2 e 3), com várias atividades.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) preparou uma extensa programação. As crianças vão poder se divertir nos brinquedos infláveis e pulando corda, amarelinha e elástico. Também podem participar da oficina de construção de brinquedos com jornal, oficina de arte circense e pintura de rosto.

A comemoração vai ter ainda vôlei adaptado, circuito de movimento funcional na areia, além de apresentações de dança e teatro e um aulão refrescante com hidroginástica recreativa.

Criação

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, participou da criação do SOE. "No dia 20 de janeiro de 1990, eu trabalhava como médico na PMV, voltando da especialização em Medicina Esportiva, e criamos o Serviço de Orientação ao Exercício, que virou referência da Federação Internacional de Medicina Esportiva e foi espalhado por todo o Brasil e por alguns países do mundo. Tive a oportunidade de lançar a ideia no Uruguai e em várias palestras no Brasil".

Promoção da saúde

"O SOE é uma das mais importantes ferramentas para a promoção da saúde da população. As pessoas têm a chance de fazer exercícios ao ar livre e com orientação de profissionais de Educação Física. Um projeto que é modelo e cresce cada vez mais em Vitória, só temos motivos para comemorar esse aniversário de 29 anos", afirmou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Promoção de saúde

O prefeito Luciano Rezende destaca a importância do programa: "É uma iniciativa simples que fez com que as pessoas recebessem nos parques e praias orientações básicas de atividades físicas. É um sistema integrado ao SUS que tem importância enorme na promoção de saúde na cidade”.

A aposentada Maria Gomes, 75, participa assiduamente das atividades do SOE desde sua implantação. Para ela, ficar sem atividade física no dia é um tormento.
"Faço todas as atividades, de segunda a sábado, quando não faço, sinto dor, meu corpo pede exercício. Eu amo participar das aulas do SOE, os professores são maravilhosos, as aulas são maravilhosas. Quem não participa não sabe o que está perdendo", disse.

Módulos

Atualmente, existem 15 módulos do SOE em Vitória, localizados na orla, nas praças, nos parques e em outros espaços públicos. Eles funcionam nos turnos matutino e noturno e contam com a orientação de profissionais de Educação Física.

Eles atuam com ofertas de atividade física coletiva, avaliação física, orientação ao exercício, práticas integrativas complementares, entre outras ações de educação e cuidado em saúde.

Para participar, basta escolher um tipo de atividade, fazer a avaliação com os profissionais e iniciar as aulas. Atualmente, cerca de 800 pessoas utilizam o SOE na capital todos os dias.


Voltar ao topo da página