Publicada em 05/02/2019, às 16h10 | Atualizada em 05/02/2019, às 16h42
Por Matheus Thebaldi (mgthebaldi@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi
Jaldecy Pereira
Patinetes elétricos ajudam a melhorar a mobilidade urbana na capital (Ampliar imagem)
A área de atuação dos patinetes elétricos continua aumentando na capital. O sistema iniciou a operação em Vitória abrangendo a região entre Jardim da Penha e Bento Ferreira.
Com a boa aceitação dos moradores e bom número de cadastros de usuários no aplicativo Yellow, a empresa ampliou a área de atuação para Jardim Camburi e Ilhas do Frade e do Boi. O serviço vai para novas regiões à medida que novos usuários forem aderindo ao sistema.
"O sistema está sendo implantado na cidade e vamos ampliá-lo de acordo com a demanda. O primeiro final de semana foi bastante positivo. Isso já sinaliza que podemos mandar muito mais patinetes para circular na cidade de acordo com a demanda dos usuários", explicou Leonardo Pegoraro, que é um dos diretores da start up Yellow.
Para oferecer qualidade no serviço, os patinetes ficam disponíveis em uma área específica, delimitada para suprir a demanda das pessoas e a necessidade de transporte na cidade.
A área de atuação (veja aqui) foi delimitada para a empresa garantir manutenção constante e suporte da equipe, mantendo os patinetes disponíveis em locais com alta demanda.
Após o uso, os patinetes podem ser deixados em qualquer lugar dentro dessa área. Eles devem ser estacionados em locais que não atrapalham a circulação de pedestres e carros, como vagas comuns de veículos, bolsões de bicicleta e paraciclos públicos. Nunca estacione em calçadas, faixas de pedestres, vagas especiais e saídas de garagens.
Para assegurar o rebalanceamento dos patinetes, é cobrada uma taxa de resgate dos usuários que estacionarem os modais fora da área de atuação ou em caso de devolução depois do horário de funcionamento (das 8 às 20 horas).
O secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Leonardo Amorim Gonçalves, destacou que é mais uma forma de as pessoas se locomoverem na cidade.
"Isso favorece a mobilidade urbana. A expectativa é de que as pessoas usem os patinetes também a trabalho, e não apenas para lazer, já que são distâncias curtas em Vitória. A intenção é que o sistema seja ampliado para outras regiões em breve. Temos uma cidade plana, o que favorece o serviço".
Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.
Abertura de chamados
Acesso à informação
Lista de assessores