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Setembro registra melhor avaliação dos usuários para unidades de saúde e PA´s
Publicada em 04/10/2018, às 08h00
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
No mês de setembro, a nota média dos serviços prestados nas unidades de saúde de Vitória foi 9,14 - a maior do ano -, o que representa o conceito "ótimo ou excelente" para os atendimentos. Entre os usuários dos Pronto-Atendimentos (PA), a nota média foi 8,16, indicando conceito "bom ou muito bom".
Os números também indicam que a população vem avaliando de forma cada vez mais positiva os serviços prestados na rede municipal de saúde.
Das 29 unidades, 17 receberam nota acima de 9: Praia do Suá, Bairro República, Jesus de Nazareth, Ilha de Santa Maria, Maria Ortiz, Itararé, Jardim da Penha, Maruípe, Forte São João, Fonte Grande, Santa Luiza, Jabour, Bairro do Quadro, Andorinhas, Jardim Camburi, Santa Martha e Grande Vitória.
Comprometimento
A US da Praia do Suá ficou com a maior nota do mês e do ano: 9,49. Para a diretora da unidade, esse resultado é fruto de muito comprometimento e parceria de toda a equipe. "Estamos sempre avaliando todos os passos e ações de trabalho, buscando a todo momento oferecer o melhor serviço para a população", declarou.
Excelência
A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, ressaltou a importância da participação dos munícipes nesse processo. "É a partir dessas avaliações que conseguimos identificar possíveis problemas e adotar medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços. Nosso foco é o cidadão, por isso a busca pela excelência na qualidade dos serviços prestados à população é uma prioridade para a administração e para as equipes da Saúde", afirmou.
Demais serviços
Além das unidades de saúde, a população aprovou com conceitos de “bom a excelente” os Centros Municipais de Especialidade (CME).
O CME de Vitória recebeu nota 9,44 dos munícipes e o CME de São Pedro ficou com 9,40, ambos com conceito “ótimo ou excelente”.
A nota média dos PA´s representou conceito “bom a muito bom”, com o PA da Praia do Suá obtendo média 8,34 e o PA de São Pedro, média 7,94.
SMS
Após 24 horas de cada atendimento, o usuário do sistema de saúde de Vitória recebe no celular um torpedo para avaliar o serviço, informando uma nota ou qualificando-o em forma de texto.
O sistema tem como objetivo garantir a qualidade da rede de saúde e conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.
A Gerência de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) consolida mensalmente os dados quantitativos, além de realizar uma avaliação qualitativa das notas atribuídas pelos usuários para apontar as necessidades de melhoria em cada serviço.