Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Servidores participam de formação sobre impactos da poluição ambiental

Publicada em 07/06/2019, às 18h09

Por Regina Freitas (rcfsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam

Seminário poluição ambiental

Seminário e formação para servidores da Semmam integraram a programação do Circuito Ambiental (Ampliar imagem)

Esta sexta-feira (7) foi dia de formação no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) para servidores e técnicos que atuam em defesa do meio ambiente.

A atividade foi uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) com a Quality Ambiental, que trabalha com a temática há aproximadamente 20 anos.

Na parte da manhã, o seminário "Impactos da Poluição Atmosférica na Saúde Humana" tratou da problemática da poluição atmosférica, mostrando histórico sobre o assunto e uma contextualização até os dias atuais, assim como os tipos de fontes emissoras na sociedade moderna e a associação com algumas doenças.

Aquecimento global

Outro tema abordado foi o aquecimento global (causado pela emissão de poluentes), mostrando os efeitos já percebidos pelo planeta Terra, como as formas de estimar a emissão de poluentes, os controles aplicáveis para mitigação e legislação aplicável.

Também foi apresentada a rede de monitoramento da qualidade do ar existente na Grande Vitória e os níveis atuais de poluentes do ar percebidos na Região Metropolitana.

Formação

À tarde, foram discutidas possibilidades metodológicas/técnicas de monitoramento de emissões de poluentes em fontes emissoras e de monitoramento da qualidade do ar; ferramentas de gestão envolvendo métodos estimativos de quantificação das emissões de poluentes em fontes emissoras pontuais (chaminés) ou não (pilhas, por exemplo); e aplicação de modelos computacionais que simulam a dispersão de poluentes do ar, como os métodos low cost de monitoramento de poeira.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, ressalta a importância da formação, já que os técnicos da Semmam puderam aprofundar seus conhecimentos, tirar dúvidas diversas e aprender um pouco mais sobre gestão da qualidade do ar.

A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, ressaltou que tanto o seminário como a formação fazem parte da programação do Circuito Ambiental. 


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site