Notícias

Servidores participam de encontro sobre acessibilidade e técnicas assistivas

Publicada em 06/12/2018, às 18h53

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Edlamara Conti


André Sobral
Reunião Comped
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou Encontro do Fórum de Comunicação e Tecnologia Inclusiva

Servidores de diferentes áreas da Prefeitura de Vitória participaram do I Encontro do Fórum de Comunicação e Tecnologia Inclusiva, na tarde desta quinta-feira (6).

O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) para possibilitar a troca de informações e discussões sobre o aprimoramento das tecnologias assistivas voltadas à pessoa com deficiência no portal da PMV e nos serviços online oferecidos pela rede municipal.

"Tratar dos direitos das pessoas com deficiência é desafiador e muito importante. Como gestores, precisamos garantir os direitos de todos e mudar uma cultura que nem sempre compreende a importância dessas iniciativas", disse o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges.

O secretário aproveitou para anunciar o projeto para tornar o Palácio Jerônimo Monteiro, sede da Prefeitura, em ambiente 100% acessível.

O encontro teve a participação do presidente do Comped, João Luiz Salles, do presidente da Comissão de Acessibilidade do Tribunal de Contas do Espírito Santo, João Estevâo Silveira Filho, e do coordenador do Projeto de Extensão do Núcleo de Acessibilidade do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Luiz Antônio da Silva.

Estavam presentes cerca de 50 pessoas, entre servidores da Comunicação, da Assistência Social e da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (SubTi), além de representantes de associações de pessoas com deficiência.

"É essencial estabelecer esse debate democrático para que todos possam se engajar nesse movimento, cumprir as legislações e contribuir para a inclusão social, autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida", disse João Luiz Sales.

Após as exposições, os participantes fizeram muitas sugestões e solicitações, como treinamentos específicos em acessibilidade e planejamento e emprego de técnicas assistivas nos materiais de divulgação produzidos pela Prefeitura.

"Está cada vez mais clara a importância da criação do Grupo de Trabalho e da discussão permanente desses temas na Prefeitura para podermos avançar mais na acessibilidade e na inclusão", disse Cláudia Mara Muller, arquiteta da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) e membro do Comped.


Voltar ao topo da página