Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Servidores discutem ações de cuidados pela vida e prevenção de violência

Publicada em 06/05/2019, às 18h17

Por Edlamara Conti (econti@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid

GT suicídios e prevenção da violência

Servidores de várias secretarias estiveram reunidos para discutir ações integradas voltadas para redução da violência e casos de suicídio (Ampliar imagem)

Para acolher melhor pessoas vítimas de violências, como a física, a sexual, a de gênero e o bullying, equipes de diferentes setores da Prefeitura de Vitória criaram um Grupo de Trabalho (GT) para discutir ações e serviços voltados tanto para a prevenção como para o atendimento a esse público.

A ideia é ainda alinhar políticas públicas que possibilitem a redução dos casos de suicídio e de automutilação entre os moradores da capital, além de qualificar os cuidados com esse público e seus familiares.

As discussões foram iniciadas em dezembro passado, a pedido do prefeito de Vitória, Luciano Rezende. Nesta segunda-feira (6), o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, conduziu o GT com equipes da Assistência Social (Semas), Saúde (Semus), Educação (Seme), Cultura (Semc), Esportes e Lazer (Semesp), Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges) e Governo (Segov), já alinhando a próxima fase do trabalho: a escuta dos usuários dos serviços.

"Os técnicos, que já fazem a escuta no dia a dia nos diversos equipamentos do município, já nos trouxeram muitas contribuições, voltadas para a integração dos serviços e aprimoramento do atendimento específico para essas pessoas. Agora, chegamos ao momento de ouvir os usuários, suas demandas e sugestões em relação às ideias pensadas no GT", explicou o secretário.

Segundo a assessora especial da Secretaria de Governo, Daysi Behning, nesta fase, a discussão chega às comunidades. "Vamos ouvir os usuários em seus territórios e quais as violações que sofrem", disse.

Suicídio

A cada 40 segundos ocorre uma morte por suicídio no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a maioria desses casos ocorre entre os jovens, na faixa etária de 15 a 29 anos.

Já sobre a automutilação, não há muitos dados. O que se sabe, segundo o estudo O Suicídio e automutilação tratados sob a perspectiva da família e do sentido da vida, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, publicado no início deste ano, é que ambos podem ser prevenidos.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site