Notícias

Servidores da Semohab melhoram qualidade de vida com aulas de meditação

Publicada em 11/10/2018, às 14h37

Por Andrea Oliveira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semohab
Aulas de meditação
Servidores da Secretaria Municipal de Obras e Habitação fazem curso de meditação às segundas-feiras

Melhorar a qualidade de vida, acalmar a mente, reduzir o estresse, diminuir a ansiedade e melhorar a criatividade. Esses são apenas alguns dos benefícios para a vida profissional de quem medita.

Foi pensando nisso que o vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, propôs a prática da meditação para os servidores da Semohab. As aulas de meditação acontecem às segundas-feiras.

"A meditação aumenta o positivismo e amplia nosso entendimento sobre nossos próprios pensamentos, além de proporcionar mais concentração e melhorar nosso desempenho pessoal e profissional. Foi comprovado que a prática da meditação melhora a qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho e motiva o crescimento e a criatividade, além de tornar a equipe mais unida e sólida", disse Sérgio.

A iniciativa faz parte de um grupo de ações voltadas para o público interno da Secretaria de Obras e Habitação visando à valorização do servidor. Além das aulas de meditação, há aulas de inglês, paisagismo, pintura da fachada, horta comunitária, palestras e capacitações, café da tarde comunitário e estímulo à solidariedade e à cidadania, com doações de sangue e fraldas geriátricas.

Moema Calazans, subsecretária de Estudos e Projetos, é uma das servidoras que participam do curso de meditação. Ela acredita na força da meditação: "Na aula de segunda-feira, eu senti uma energia muito forte tomando conta de mim. Sei que as experiências na meditação são pessoais e, por isso, posso afirmar que foi surpreendente. Estou ansiosa pelas próximas aulas e pela prática em casa também. Sei que as aulas vão proporcionar mais calma e ponderação aqui na Semohab", disse.

Conhecimento

Para as aulas, foi feita uma parceria com o instrutor de ioga e meditação Alex Piu. "O conhecimento de técnicas de meditação vai ajudar os servidores a mergulhar fundo dentro de si mesmo e enriquecer suas vidas. São ensinadas no curso diferentes técnicas para que cada um tenha conhecimento das diversas modalidades de meditação. O objetivo é que eles vejam e escolham a que melhor combina com o seu perfil e, assim, consigam implementá-la no seu dia a dia", explicou.

Estudos mostram que a meditação ajuda a recuperar o significado de trabalho e o prazer em servir o outro. É o que prega Dom Laurence Freeman, monge beneditino e presidente da Comunidade Mundial de Meditação Cristã. Para ele, “meditar é uma forma de combater os infelizes padrões profissionais do mundo moderno”.

Benefícios da meditação no trabalho
  1. Diminui o estresse
  2. Ajuda em atividades multitarefa, estimulando a atenção
  3. Melhora a função imunológica
  4. Reduz a probabilidade de sintomas relacionados à depressão
  5. Ajuda na qualidade do sono
  6. Ajuda na memória de trabalho enquanto reduz os pensamentos vagos
  7. Promove emoções positivas
  8. Aumenta a produtividade e a concentração
  9. Aumenta a criatividade e a proatividade
  10. Reduz a ansiedade
  11. Torna o relacionamento interpessoal mais fácil.

Voltar ao topo da página