Notícias

Servidores cuidam de horta e jardim terapêutico e melhoram a saúde de colegas

Publicada em 21/03/2018, às 16h48 | Atualizada em 21/03/2018, às 16h48

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Leonardo Silveira
Servidora Celina compartilha chá feito do Jardim Terapêutico da Prefeitura de Vitória
Celina Fabre Mendonça produz chás a partir das ervas colhidas da horta comunitária da PMV

Encarregada da limpeza da sede da Prefeitura de Vitória, dona Celina Fabre Mendonça chega cedo todos os dias, há seis anos, para dar conta de todo o seu trabalho. Além de cuidar das dependências do Palácio Municipal, ela também cuida da saúde dos colegas de trabalho, distribuindo chás logo no início do expediente.

Ela trazia de casa as ervas para o preparo dos chás, mas, agora, não precisa mais disso. Ela é uma das frequentadoras mais assíduas da horta e do jardim terapêutico da Prefeitura. Não só frequenta, mas também é uma das "guardiãs" do espaço.

"Sempre gostei de fazer chás para mim e para os meus colegas. Agora, com tudo mais pertinho, fico ainda mais incentivada. Pessoas com dor de cabeça e com má digestão já sabem que podem me procurar para tomar um chazinho. Preparo com todo o carinho. Fico bem atenta também a como está a nossa horta e ajudo a cuidar para que as pessoas possam ter acesso e se cuidarem no ambiente de trabalho", contou.

Quem também é um guardião e utiliza quase diariamente a horta é o servidor Edson Valpassos. Ele colhe boldo e hortelã para fazer suco gelado. "É uma oportunidade única ter essa possibilidade no ambiente de trabalho. É muito bom poder ter acesso a coisas naturais e cuidar de nossa saúde. Além disso, é bacana ter contato com a terra, já que poucos conseguem fazer isso nos dias de hoje".

Horta e jardim terapêutico

Desde o final do último ano, a Prefeitura de Vitória passou a ter um cantinho mais que especial com uma horta e um jardim terapêutico. No local, estão sendo cultivadas plantas medicinais, terapêuticas e aromáticas.

Quem cuida da manutenção do espaço é um grupo de servidores "guardiões", que se colocaram à disposição para a tarefa. A ideia é promover espaços terapêuticos e criativos em áreas públicas, além de propiciar o estreitamento de laços terapêuticos do homem com a natureza, através do contato com a terra e as plantas medicinais.

"É um espaço muito importante. As pessoas que são adeptas a uma vida mais natural terão oportunidade de consumir e utilizar essas plantas durante o trabalho, inibindo desconfortos como ansiedade, dor de cabeça ou outros tipos de indisposição com chás, por exemplo. Os servidores têm a possibilidade também de produzir mudas para que possam fazer hortas em suas casas", contou a referência técnica em Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Henriqueta Sacramento.

Como participar

Os servidores que desejam fazer parte do grupo de guardiões devem entrar em contato com a Coordenação de Promoção à Saúde do Servidor, da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), por meio do telefone 3382-6211, para se cadastrar como voluntário nos cuidados com a horta e o jardim terapêutico. O único critério é que o servidor se comprometa a cuidar com muito zelo dos espaços.

Os guardiões vão participar do curso "Horta e Jardim Terapêutico", com carga horária de 20 horas, que será oferecido em parceria entre Coordenação de Promoção à Saúde do Servidor e a equipe de Fitoterapia da Semus.

A coordenadora de Promoção à Saúde do Servidor, Mariana Thebaldi Schwan Schoenenkorb, explicou que é importante que o servidor se identifique com esse trabalho. "É necessário que sejam pessoas que gostem do trabalho com a terra e que a ação tenha algum significado para elas. Queremos também contribuir para que o servidor saia da rotina e cuide melhor da sua saúde".


Voltar ao topo da página