Notícias

Servidoras da Semohab participam de curso de defesa preventiva para mulheres

Publicada em 28/02/2019, às 14h49

Por Andrea Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Curso de autodefesa
Servidoras Leida Moreira e Marcela Scalzer aprenderam técnicas para aprender a se defender de possíveis agressores

Duas servidoras da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) participaram do IX Curso de Autodefesa e Técnicas Preventivas para Mulheres, oferecido pela Polícia Federal. As atividades foram aplicadas pela Academia Nacional da Polícia Federal, na última semana, no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Bento Ferreira.

Leida Moreira Machado, gerente social, e Marcela Scalzer Delboni, chefe de equipe social, participaram da atividade, que também teve a presença de representantes da Guarda Civil de Vitória, Guarda Civil de Vila Velha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal.

Foram utilizadas técnicas de jiu-jítsu, caratê, taekwondo e muay thai, além de incentivar a melhoria nas condições psicológicas de cada participante.

O vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, disse que a escolha das duas servidoras levou em consideração o atendimento direto com o público.

"Quando recebi a informação de que o curso estaria aberto para servidoras municipais, rapidamente indiquei a Leida e a Marcela para participar. Como elas têm uma interface direta com a população, estão mais suscetíveis a possíveis agressões que geralmente ocorrem contra as mulheres", disse.

Imagem divulgação
Curso de autodefesa
Curso de Autodefesa e Técnicas Preventivas para Mulheres foi oferecido pela Polícia Federal

Casos

De acordo com dados da Polícia Civil do Espírito Santo, somente de janeiro a setembro de 2018, uma média de 42 casos de agressão contra a mulher foram registrados por dia.

"A cada momento assistimos ao avanço da violência contra a mulher. São diversos casos de abusos e agressões que nós, mulheres, lidamos no dia a dia. Com o curso ministrado pela Polícia Federal, aprendemos autodefesa e técnicas que vão nos proporcionar mais proteção e segurança para encarar os desafios diários", contou Leida Moreira Machado.

Marcela Scalzer Delboni afirmou que o curso ensinou que é possível se defender de qualquer agressor, mesmo os maiores e mais fortes. "O curso foi muito importante para nos conscientizar e sensibilizar sobre a realidade das mulheres e os vários tipos de agressões que podem acontecer. Aprendemos como nos prevenir de um agressor. Nossa maior responsabilidade agora é repassar esses ensinamentos para outras mulheres e buscar sempre proteger uma às outras".


Voltar ao topo da página