Notícias

Serviços da Semas vão receber treinamento para manipulação de alimentos

Publicada em 07/02/2019, às 08h00

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semas
Doação Mesa Brasil para Banco de Alimentos
Servidores irão aprender técnicos de higiene na manipulação dos alimentos e controle de estoque

Os servidores que preparam lanches e refeições para os assistidos dos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vão fazer um treinamento sobre técnicas de manipulação de alimentos.

Questões de higiene pessoal e do ambiente, higiene na manipulação dos produtos alimentícios, organização, armazenamento e controle de estoque estão no programa, que terá atividades práticas.

O treinamento será promovido pela equipe de nutricionistas da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional e estagiárias de Nutrição. Serão dois módulos, com quatro horas/aula cada, começando nesta sexta-feira (8), no espaço do Banco de Alimentos, em Ilha de Santa Maria.

"Já estamos com mais de 70 inscritos, e nosso objetivo é fazer esse treinamento bimestralmente, envolvendo auxiliares de serviços gerais, cozinheiras e coordenadores dos espaços", disse a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Laydiane Silote Barbosa.

Metodologia

O formato do treinamento inclui roda de conversa, de forma a levantar os conhecimentos e práticas dos participantes, dinâmicas em grupo, manipulação de alimentos e até uma experiência com a placa de Petri - um recipiente de vidro ou plástico, constituído de uma base e uma tampa, que os profissionais de laboratório utilizam para a cultura de micro-organismos.

Na placa, fica demonstrada a proliferação de bactérias nos alimentos e os riscos que os procedimentos errados podem trazer para a saúde dos consumidores. "Essa experiência é muito interessante porque normalmente a gente não vê os micro-organismos que podemos estar ingerindo junto com os alimentos", disse Laydiane. 


Voltar ao topo da página