Notícias

Semus distribui repelentes para gestantes atendidas por Unidades de Saúde

Publicada em 04/05/2018, às 15h45

Por Milene Miguel, com edição de Melissa Künsch


Kadidja Fernandes
Atendimento pré-natal
Mulheres grávidas em atendimento nas Unidades de Saúde têm direito a receber repelente para se proteger contra o mosquito Aedes aegypti

Com o objetivo de reforçar a proteção contra o mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) continua realizando o trabalho de prevenção e acompanhamento junto às gestantes cadastradas na rede municipal de saúde de Vitória.

A partir da próxima semana, todas as grávidas que estiverem realizando o pré-natal em alguma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), mesmo não estando cadastradas no Programa Bolsa Família, terão direito  a receber os repelentes e se precaver do principal vetor da dengue, zika e chikungunya.

O repelente, disponível no município desde agosto de 2017, era distribuído apenas às gestantes integrantes do Programa Bolsa Família, sendo oferecidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Em fevereiro deste ano, por decisão do Ministério da Saúde, a distribuição do repelente foi ampliada a outros públicos e a dispensação passou a ser realizada pelas Unidades de Saúde.

Orientação 

  • Use apenas o suficiente para cobrir a área de pele que fica mais exposta. Utilizar mais vezes que o necessário não torna o repelente mais eficaz.
  • Lembrar que o mosquitos têm hábitos diurnos, portanto, os períodos da manhã e da tarde são os que exigem mais atenção no uso do produto.
  • Nunca aplique o repelente diretamente no rosto
  • Não aplique o repelente em áreas com cortes, feridas ou pele irritada.
  • Reaplique o produto somente conforme a especificação de frequência de tempo estabelecida pelo fabricante, observando o intervalo mínimo para evitar reações adversas.
  • Sempre lave as mãos após o uso.
  • Utilizar também outras formas de proteção para evitar a picada de mosquitos. Exemplos: roupas que cubram a maior parte do corpo possível, mosquiteiros, telas de proteção em portas e janelas, etc. 

Voltar ao topo da página