Notícias

Semus discute ações para implantar projeto que visa reduzir o vírus HIV

Publicada em 05/12/2017, às 16h18 | Atualizada em 28/12/2017, às 15h30

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Reunião Representante UNICEF
Gestores da Semus participaram de encontro com membro do Unicef Brasil para discutir implantação do projeto que visa acabar com epidemia da Aids
André Sobral
Reunião Representante UNICEF
Sanitarista Caio Oliveira afirmou que Vitória tem grande potencial para fazer o trabalho de prevenção

Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de 2016, nos últimos dez anos, a epidemia de HIV/Aids no País se agravou entre pessoas de 15 a 29 anos de idade.

Por essa razão, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) recebe o sanitarista Caio Oliveira, representante oficial de HIV/Aids do Unicef Brasil, para discutir diretrizes para implantação do projeto "Viva Melhor Sabendo Jovem - Estratégias para Enfrentamento da Epidemia de HIV/Aids entre adolescentes e jovens" na capital.

A visita teve início na última segunda (4) e acontece até esta terça (5). O projeto, realizado atualmente em seis capitais brasileiras, traz uma série de ações educativas para o município estruturar sua rede de atenção voltada à prevenção combinada. O objetivo principal do Ministério da Saúde com a política pública de combate à Aids no Brasil é acabar com a epidemia da doença até 2030.

Segundo o sanitarista, para chegar a esses patamares, é necessário acelerar o ritmo de resposta à epidemia por meio de estratégias eficientes. "Vitória tem grande potencial, com uma boa equipe técnica e serviços muito bem estruturados, podendo ser referência para outras capitais".

Na reunião, também foi discutido o aumento do fluxo de diagnóstico para combater novos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s). "Sempre bom ouvir novos tipos de monitoramento para iniciarmos uma detecção precoce do HIV/Aids em 2018", afirmou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), do Centro de Referência em IST/Aids (Crist), Gerencia de Atenção à Saúde, Gerência de Vigilância Epidemiológica, Gerência de Regulação e Gerência da Saúde da Criança e Adolescente participaram do encontro.


Voltar ao topo da página