Notícias

Semus classifica hipertensos e diabéticos de acordo com a sua condição clínica

Publicada em 14/03/2019, às 15h05

Por Eduardo Brinco, com edição de Melissa Künsch


André Sobral
Dia Mundial da Diabetes
Teste em pessoa com diabetes: com a classificação, Secretaria de Saúde poderá oferecer tratamento mais adequado aos pacientes

Equipes de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Vitória iniciaram o processo de estratificação de risco de pessoas com hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM) para a organização da assistência na atenção primária à saúde. A estratificação é feita de forma automática no sistema de informação Rede Bem Estar (RBE), a partir do preenchimento da ficha de Cadastro e seu contínuo acompanhamento.

A estratificação, iniciada nas UBS Vitória, Fonte Grande, Ilha do Príncipe, Santo André e do Quadro, tem como objetivo classificar as pessoas com hipertensão ou diabetes de acordo com a sua condição clínica e os fatores de risco associados com o intuito de organizar o acompanhamento pela equipe multidisciplinar para continuidade do tratamento, avaliação da evolução da doença e a adesão às orientações.

“Essa classificação possibilita o manejo clínico diferenciado, de acordo com as necessidades de saúde a cada estrato, a definição das metas de tratamento e o seguimento para as ofertas que serão programadas de acordo com a sua necessidade individual, no nível de atenção em que se encontra o usuário”, avalia Aline Segato, Referência Técnica de Hipertensão e Diabetes.

A previsão é que em 2019 mais três UBS implantem a estratificação de risco para organização da atenção às pessoas com hipertensão e diabetes.


Voltar ao topo da página