Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Semus capacita profissionais para manejo clínico de casos chikungunya

Publicada em 12/07/2017, às 13h35 | Atualizada em 12/07/2017, às 19h32

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Rejane Gandini Fialho


Elizabeth Nader

Funcionários da PMV no mutirão contra dengue no bairro Goiabeiras

Mutirão de combate ao mosquito da dengue em Goiabeiras.

Arquivo PMV/SECOM

Mulher observando caixa d'água

Vitória registrou queda na infestação de mosquito nos últimos meses.

A chikungunya é uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e da zika, sendo essas, as três doenças que circulam no Brasil.

Apesar de Vitória ter registrado queda de infestação de mosquito nos últimos meses, a Equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou no último dia 10 capacitação para o manejo clínico da doença. No total, cerca de 130 profissionais da saúde como médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros, profissionais do nível central das especialidades, entre outros, participaram da capacitação ministrada pela médica infectologista Thereza Cardoso.

A ocasião também contou com apresentação dos dados epidemiológicos e teve como objetivo capacitar os profissionais para um possível aumento do número de casos da doença.

“Nossa intenção é estarmos preparados para receber as pessoas e alertar a todos sobre a importância de combater o vetor da doença promovendo formas de combate junto com a comunidade”, afirma Tatiane Comério, coordenadora do Centro de Vigilância Epidemiológica.

Cuidados

A Prefeitura de Vitória disponibiliza dicas em um check list que deve ser realizado pelo menos uma vez por semana dentro de casa, nos quintais e nos ambientes de trabalho para quebrar o ciclo de evolução do mosquito e proteger da doença.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site