Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Semmam faz ação de proteção em restinga na orla

Publicada em 06/06/2019, às 18h48

Por Regina Freitas (rcfsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM


Divulgação Semmam

Manejo em restinga

Restinga na orla que vai das praças dos Namorados e dos Desejos até a Curva da Jurema recebeu ação de manutenção e manejo da vegetação (Ampliar imagem)

As gerências de Áreas Verdes (GAV) e Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas (GPME), da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), realizaram nesta quinta-feira (6) o serviço de manutenção e manejo da vegetação de toda a restinga na orla que vai das praças dos Namorados e dos Desejos até a Curva da Jurema, visando melhorar o local, bem como promover maior segurança.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, informou que essa ação foi feita porque, em toda a extensão da restinga, foram observados diversos tipos de resíduos sólidos que estavam acumulando água em dias de chuva, servindo de alimento para ratos, caramujos e outros animais, causando vetores de doenças.

"Isso comprometia a qualidade ambiental desses locais e colocava em risco a saúde da fauna e dos frequentadores das praias", disse o secretário.

Espécies exóticas

Também foi verificada a presença significativa de espécies exóticas concorrendo por espaço, consumindo os nutrientes das plantas da restinga nativa.

A manutenção da restinga contemplou os serviços de poda e limpeza da vegetação, sendo uma prática de manejo necessária para retirar plantas invasoras e evitar que as mesmas acabem competindo com a vegetação local.

Diante da situação encontrada pelos técnicos, ficou claro que era preciso fazer intervenções nas áreas, que se encontram em processo de recuperação ambiental. "Com base nessa situação e aval do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), iniciamos hoje o serviço de manutenção e enriquecimento dessa vegetação", disse a gerente de Áreas Verdes, Giselle Guimarães.

Giselle ressaltou ainda que, para procedimentos de manutenção de áreas verdes e áreas ambientalmente protegidas, a Semmam segue diretrizes e procedimentos técnicos em conformidade com o Plano Diretor de Arborização e legislações pertinentes.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site