Notícias

Seminário nesta quarta aborda direitos das pessoas com deficiência

Publicada em 16/09/2014, às 11h26

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
CRPD - Felipe
Evento vai abordar desafios e avanços nas políticas voltadas para as pessoas com deficiência

Muitos sabem que no dia 21 de setembro se celebra o Dia da Árvore. A data, porém, também marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. No país, cerca de 24,5 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o que representa 14,5% da população.

Para refletir sobre esse dia e pensar em novas formas de acolher essa parcela da população, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promove nesta quarta-feira (17), das 8 às 17 horas, o 1º Seminário em Comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência: Construindo Valores e Fortalecendo a Cidadania, no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), na Reta da Penha, edifício Findes, em Santa Lúcia.

O evento é organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped). A secretária municipal de Assistência Social, Clarice Imperial, afirmou que o evento é mais um instrumento de sensibilização, conscientização e mobilização social para a eliminação de barreiras que dificultam a participação efetiva de pessoas com deficiência na vida em sociedade.

Palestras

O seminário será aberto com a palestra "A Trajetória das Pessoas com Deficiência: Avanços e Desafios da Antiguidade à Contemporaneidade", que será proferida pelo representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) Isaías Dias.

Em seguida, vai acontecer a palestra "O Papel da Família e da Sociedade no Processo de Inclusão das Pessoas com Deficiência nas Políticas Públicas", ministrada pela professora doutora Lilian Pereira Menenguci, tendo como mediadores Placidino Gomes de Oliveira Júnior e Durvalina Maria Sesari Oliosa.

Debate

Também haverá um debate com o tema "Os Principais Avanços e Desafios na Implementação e Execução das Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência no Município de Vitória".

A mesa-redonda vai reunir os secretários municipais de Assistência Social, Clarice Imperial, de Saúde, Daysi Koehler Behning, de Educação, Adriana Sperandio, de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Leonardo Zanotelli, e de Gestão Estratégica, Lenise Loureiro. O debate será mediado pelos representantes do Comped Rogério Eller e Vandercy Soares Neto.

Legislações

Um dos coordenadores do evento e assistente social atuante no Comped, Adriano Jesus Almeida diz que o Brasil tem legislações mais avançadas sobre os direitos da pessoa com deficiência, mas ainda há muito que se fazer para que essas leis saiam do papel, tendo em vista a efetiva inclusão dessas pessoas nas políticas públicas.

Diego Alves
CRPD
Agência Municipal do Trabalhador encaminha pessoas com deficiência para o mercado de trabalho

Serviços

Em Vitória, destaca-se o Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD), que integra a rede de Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social (Suas). O serviço atende pessoas com deficiência e seus familiares por meio de encontros, oficinas e cursos profissionalizantes.

O município conta também com uma Agência Municipal do Trabalhador voltada para esse público. O Sine especial funciona no CRPD, no bairro Segurança do Lar. A agência encaminha o trabalhador para o mercado, habilita desempregados para receber o seguro-desemprego, orienta sobre o Programa Menor Aprendiz e oferece cursos de qualificação específicos para quem tem algum tipo de deficiência.


Voltar ao topo da página