Notícias

Seminário discute ações para diminuir violência no trânsito capixaba

Publicada em 07/12/2017, às 17h21 | Atualizada em 07/12/2017, às 18h12

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
I Seminário Nacional de Acidentes e Violências
Secretário Fabrício Gandini disse que levantamento do projeto Vida no Trânsito auxilia as políticas públicas em diversos setores da Prefeitura

A Prefeitura de Vitória está sediando o I Seminário Nacional de Acidentes e Violência, com o tema "Promoção, Prevenção e Assistência em Debate". A programação segue até esta sexta (8). 

O evento é organizado pelo Laboratório de Estudos Sobre Violência, Saúde e Acidentes (Lavisa), do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O objetivo é promover o debate e dar visibilidade da violência e dos acidentes de trânsito no Espírito Santo.

Abrindo o evento, a coordenadora do Lavisa, Franciéle Marabotti Costa Leite, chamou atenção para o espaço que o Espírito Santo ainda ocupa no ranking de mortes no trânsito. "Na região Sudeste, o Espírito Santo ainda é o estado que mais mata com acidentes de trânsito. E as causas ainda são a falta de atenção e dirigir sob o efeito do álcool. É preciso mudar essa cultura e fazer enfrentamento".

Vida no Trânsito

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, destaca a importância de se trabalhar com dados. "O levantamento de dados realizado pelo projeto Vida no Trânsito auxilia e muito as políticas públicas em diversos setores da Prefeitura. Temos o mapeamento e, assim, sabemos onde e como devemos agir para amenizar e/ou prevenir questões de violências provenientes do trânsito. É importante promovermos o debate e dar visibilidade à violência e aos acidentes de trânsito", destaca.

Mapa da Violência

O evento conta com a participação do autor do Mapa da Violência 2017, Daniel Ricardo de Castro Cerqueira, do consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) em temas relacionados à segurança no trânsito, Roberto Victor Pavarino Filho, e da referência nacional junto ao Ministério da Saúde para o Programa Vida no Trânsito, Cheila Marina Lima.

São sete minicursos, conferências e mesa-redonda, que irão debater e discutir temas que poderão contribuir com os diversos agentes que atuam nessas áreas.

Entre os temas, estão: "Linhas de Cuidados de Pessoas em Situação de Violência", "Ações e Práticas Educativas de Prevenção de Acidentes e Violência", "Importância da Intersetorialidade de Acidentes e Violências", "Política de Acidentes e Violência: Panorama atual no Brasil", "Segurança no Trânsito: prevenção, política e mobilidade urbana", entre outros.

Cidade Educadora

O evento integra as ações da Cidade Educadora. Vitória é a sede nacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), que trabalha para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais, tomando consciência e reforçando o potencial educador das atuações e programas de saúde, meio ambiente, urbanismo, mobilidade, cultura e desporto.

Serviço

I Seminário Nacional de Acidentes e Violência, com o tema "Promoção, Prevenção e Assistência em Debate"
Quando: de quarta (6) a sexta (8)
Onde:
Quarta (6): na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde Professora Ângela Maria Campos da Silva (Etsus), na Ilha de Santa Maria. A abertura oficial será às 17 horas, na Prefeitura de Vitória
Quinta (7) e sexta (8): Prefeitura de Vitória

Matéria relacionada

Seminário de Acidentes e Violência trata da importância da intersetorialidade


Voltar ao topo da página