Notícias

Seminário ajuda educadores a enfrentar casos de violência sexual infantojuvenil

Publicada em 12/05/2017, às 15h35 | Atualizada em 12/05/2017, às 15h35

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Seminário Araceli
Objetivo do seminário é conscientizar a população sobre a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado, e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

A data ficou instituída como o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". O "Caso Araceli", como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Com o objetivo de discutir programas e ações para mobilizar setores envolvidos em políticas de proteção e garantia de direitos, o Fórum Araceli realizará o V Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com o apoio da Prefeitura de Vitória, Avalanche Missões e Ajudes, nesta próxima quinta-feira (18).

Este ano, o seminário terá como tema "Educação e Prevenção: uma parceria para o enfrentamento à violência sexual" e acontecerá em dois turnos, no auditório da Prefeitura de Vitória, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

O evento é voltado para educadores, com a proposta de fortalecer o enfrentamento das situações de violência e ajudá-los a identificar parcerias. Por isso, será apresentado o fluxo de atendimento da rede de atenção.

Além disso, palestrantes da área jurídica abordarão questões importantes referentes à proteção e à defesa de crianças e adolescentes. 

Inscrições

As inscrições são restritas a profissionais da rede de proteção a crianças e adolescentes do município de Vitória e poderão ser feitas através do site seminarioforumaraceli2017.eventbrite.com.br .

Fórum Araceli

Criado em 2002, surgiu após a implantação do Programa Sentinela em Vitória. Sua atuação se baseia na mobilização, no apoio, na capacitação de profissionais e em outras ações que objetivam enfrentar e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. As reuniões acontecem toda quarta-feira do mês, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme). Mais informações pelo e-mail forumaraceli@gmail.com .


Voltar ao topo da página